sexta-feira, 14 de abril de 2017

Pãezinhos de Fruta Cristalizada Recheados com Custard

 

Estamos quase na Páscoa! Hoje trago esta receita para uns pãezinhos doces com fruta cristalizada e recheio de custard, um docinho perfeito para complementar a mesa de Páscoa. A massa destes pães é a melhor massa levedada que já experimentei até agora; é muito fofa e leve, não muito doce, e ficaria óptima com outros sabores além da custard, como canela ou outras especiarias, chocolate, etc. De certeza que irei aproveitar esta receita de massa para fazer outros pãezinhos deliciosos! Não posso, no entanto, ficar com o crédito da receita, visto que a encontrei aqui.

Ingredientes

Recheio
500 ml de leite
2 ½ colheres de sopa de farinha custard
3 colheres de sopa de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
30 g de margarina

Massa
160 ml de natas
1 chávena de leite
4 chávenas de farinha sem fermento
1 saqueta de fermento de padeiro seco (11 g)
¼ chávena + 1 colher de sopa de açúcar
1 ½ colheres de chá de sal
1 ovo
160 g de fruta cristalizada picada (casca de laranja, cerejas, etc.)
ovo batido q.b.


Preparação

1. Para fazer o recheio, dissolva a farinha custard em 250 ml de leite. Adicione o restante leite, o açúcar, o pau de canela, a casca de limão e a margarina e leve esta mistura a lume baixo num tachinho, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, transfira para uma taça e cubra com película aderente. Deixe arrefecer antes de utilizar.

2. Aqueça as natas e o leite no microondas durante alguns segundos até ficarem mornos.

3. Num recipiente largo, adicione a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e envolva. Adicione a mistura de leite e natas e o ovo. Bata bem com uma batedeira eléctrica até todos os ingredientes ficarem bem incorporados e obter uma massa homogénea e elástica.

4. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse com as mãos por alguns minutos, polvilhando com farinha se necessário, até que esta se descole das mãos e da superfície. Coloque de volta num recipiente, cubra com um pano e deixe levedar por 1 hora e 30 minutos ou até dobrar de volume.

5. Transfira a massa novamente para uma superfície enfarinha e amasse um pouco para libertar o ar. Estenda-a um pouco e envolva as frutas cristalizadas, amassando até ficarem bem distribuídas pela massa. Forme bolinhas com a massa, forme-as em disco e recheio cada um com 1 colher de sopa de custard. Feche bem os discos pressionado a massa para formar uma bolinha e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe descansar por mais 30 minutos.

6. Pincele cada pãozinho com ovo batido. Com um saco de pasteleiro, decore cada um com uma espiral de custard. Leve ao forno por 30 minutos ou até os pãezinhos ficarem dourados.

Sem comentários:

Enviar um comentário