sábado, 15 de abril de 2017

Folar de Carnes


Este folar de carnes foi feito hoje mesmo para complementar a mesa de Páscoa com uma receita salgada. Chamo-lhe folar de carnes, mas é mais um pão recheado com enchidos e com bacon. A massa é fofa e levemente adocicada, o que combina na perfeição com os enchidos salgados e de sabores fortes. É uma delícia!

Ingredientes

Recheio
½ cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina para culinária
100 g de bacon em cubinhos
100 g de chouriço de carne tradicional em cubinhos
150 g de linguiça em cubinhos
1 raminho de salsa picada 
pimenta preta q.b.
queijo ralado q.b. (opcional)

Massa
400 g de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
100 g de manteiga amolecida
2 ovos batidos
100 ml de leite morno
1 saqueta de fermento de padeiro seco (11 g)
1 pitada de sal
ovo batido q.b. para pincelar


Preparação

1. Para fazer o recheio, comece por aquecer o azeite e a manteiga numa frigideira. Adicione a cebola e deixe cozinhar até começar a ficar um pouco dourada. Adicione o bacon, o chouriço e a linguiça e cozinhe por mais alguns minutos para tostar. Por fim, adicione a salsa e a pimenta, envolva bem e deixe cozinhar mais 1 minuto. Retire do lume e transfira o recheio para outro recipiente, com o cuidado de remover excesso de gordura se tal existir. Deixe arrefecer enquanto faz a massa.
2. Para fazer a massa, comece por colocar a farinha, o açúcar, a manteiga e o sal num recipiente grande. Misture o fermento no leite e adicione à mistura anterior juntamente com os ovos. Amasse tudo muito bem com as mãos até obter uma massa homogénea e elástica que se descole do recipiente. Cubra com um pano e deixe levedar por 1 hora ou até dobrar de volume.

3. Amasse a massa por alguns segundos e estenda-a em forma de rectângulo sobre uma superfície enfarinhada. Distribua o recheio pela massa uniformemente, deixando um espaço vazio em toda a volta do rectângulo e pressionando para fazê-lo aderir à massa. Se desejar, polvilhe com queijo ralado. Dobre os dois lados maiores do rectângulo de massa sobre o recheio, tal como um dos lados mais pequenos. Depois, começando por esse lado, enrole a massa como se se tratasse de uma torta. 

4. Transfira o rolo para uma forma de bolo inglês forrada com papel vegetal e pincele o topo com ovo batido. Leve ao forno por cerca de 30 minutos até o topo ficar dourado. (Eu fiz num forno a gás, por isso não tenho a certeza da temperatura, mas penso que tenha sido entre 180ºC e 200ºC.)

Sem comentários:

Enviar um comentário