domingo, 16 de abril de 2017

Cupcakes de Baunilha com Recheio de Curd de Limão e Cobertura de Mascarpone


Acabo esta semana com uma receita de uns deliciosos cupcakes de baunilha com recheio de curd de limão e cobertura de creme de mascarpone. São deliciosos e perfeitos para a Primavera. Feliz Páscoa!
 
Ingredientes

Massa
1 ½ chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
3 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 chávena de leite
½ chávena de óleo
1 colher de sopa de extracto de baunilha
2 ovos grandes

Recheio
1 chávena de açúcar
¼ chávena de amido de milho
1 pitada de sal
6 gemas
1 ½ chávenas de água
1 colher de sopa de raspa de limão
½ chávena de sumo de limão
2 colheres de sopa de manteiga

Cobertura
200 ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar
250 g de queijo mascarpone
3 colheres de sopa de curd de limão


Preparação

1. Para fazer o lemon curd, comece por misturar o açúcar, a maisena e o sal num tacho. Junte as gemas, mexa com um batedor de varas e adicione a água em fio, mexendo sempre. Leve a lume médio e deixe esfervilhar, mexendo regularmente com um batedor de varas, durante 8-10 minutos até engrossar. Retire do lume, adicione a raspa e o sumo de limão e a manteiga e mexa bem para envolver. Deixe arrefecer antes de utilizar.

2. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre formas de queques com forminhas de papel ou coloque formas de cartão próprias para queques num tabuleiro.

3. Misture a farinha com o açúcar, o fermento e o sal. Separadamente, misture o leite com o óleo, os ovos e baunilha. Peneire os ingredientes secos para o recipiente dos ingredientes líquidos aos poucos e envolva bem uma espátula até obter uma massa homogénea.

4. Verta a massa nas formas, enchendo-as até 2/3 da sua capacidade. Leve ao forno por 15-20 minutos ou até os queques ficarem dourados no topo e um palito inserido no centro sair limpo. Deixe arrefecer antes de decorar.

5. Faça a cobertura batendo as natas com o açúcar até ficarem firmes. Adicione o queijo mascarpone aos poucos, batendo sempre muito bem para incorporar. Finalmente, junte o curd de limão e bata novamente para envolver.

6. Corte um círculo de massa do centro de cada cupcake, retire-o e recheie com curd de limão. Decore com o creme de mascarpone utilizando um saco de pasteleiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário