quinta-feira, 13 de abril de 2017

Bolo Pink Velvet

 

Este pink velvet não é muito pink, mas o que interessa é que é delicioso independentemente da cor. Como talvez consigam reparar, o tema deste bolo foi o Dia de S. Valentim (sim, chegou aqui um bocadinho atrasado...), mas se utilizarem uma forma redonda em vez de em forma de coração, é um bolo perfeito de Primavera. Se quiserem, podem usar outro corante em vez do vermelho, como azul ou amarelo, para fazerem um lindo bolo em tons pastel.

Ingredientes

2 ¼ chávenas de farinha 
1 ½ colheres de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal
1 chávena de buttermilk (usei 1 chávena de leite + 1 colher de sopa de vinagre)
2 ovos
1 colher de chá de vinagre
1 colher de chá de extracto de baunilha
3 colheres de café de corante vermelho
12 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo de coco
1 ½ chávena açúcar branco

Cobertura
200 ml natas bem frias
3 colheres de sopa de açúcar branco
250 g de queijo mascarpone
1 colher de chá de baunilha
algumas gotas de corante vermelho

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre uma forma com papel vegetal.

2. Misture o buttermilk com os ovos, o vinagre e a baunilha num recipiente. Separadamente, combine a farinha com o bicarbonato de sódio e o sal. 

3. Bata a manteiga com o óleo de coco e o açúcar até obter um creme fofo. Adicione a mistura de farinha e os ingredientes líquidos alternadamente em 3 adições, envolvendo bem com uma espátula até obter uma massa homogénea. Adicione o corante e envolva muito bem até a cor ficar bem distribuída. 

4. Verta a massa na forma e leve ao forno por 35-40 minutos ou até um palito inserido no centro do bolo sair limpo. Retire do forno, desenforme após alguns minutos e deixe arrefecer completamente.

5. Para a cobertura, bata as natas com o açúcar até ficar em chantilly. Vá adicionando o queijo mascarpone, uma colherada de cada vez, batendo sempre com a batedeira eléctrica até obter um creme homogéneo e bem firme. Adicione a baunilha e bata novamente para envolver bem. Reserve metade do creme num recipiente e envolva o corante apenas na outra metade, mexendo bem para distribuir a cor. Com esta metade do creme, eu fiz três tons de cobertura diferente: uma porção branco simples, outra rosa claro e outra rosa mais escuro.

6. Espalhe o creme branco no bolo inteiro, distribuindo bem com uma espátula para cobri-lo uniformemente. Utilize o restante creme para decorar o topo do bolo com rosetas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário