quarta-feira, 1 de março de 2017

Tarte de Limão Merengada


E depois de 2 meses de pausa, voltei com uma deliciosa tarte de limão merengada, perfeita para os dias de Primavera que, infelizmente, ainda aqui não estão. Já fiz esta tarte muitas vezes e fica sempre óptima! 

Espero agora, depois de tanto tempo sem publicar nada, (re)começar a fazer coisas boas e a partilhá-las mais regularmente... se a preguiça o permitir. Até já!

Ingredientes

Base
225 g de farinha
175 g de manteiga com sal
45 g de açúcar em pó

Recheio
1 chávena de açúcar
¼ chávena de amido de milho
1 pitada de sal
6 gemas
1 ½ chávenas de água
1 colher de sopa de raspa de limão
½ chávena de sumo de limão
2 colheres de sopa de manteiga 

Merengue
1 colher de sopa de amido de milho
80 ml de água
½ chávena de açúcar
4 claras
½ colher de chá de extracto de baunilha

 

Preparação

1. Para a base, comece por misturar a farinha com o açúcar. Junte a manteiga e amasse com as mãos até obter uma massa macia, homogénea e consistente. Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico por 30 minutos.

2. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de tarte com manteiga. Forre a tarteira com a massa, pressionando bem para cobrir uniformemente a forma. Coloque uma folha de papel vegetal em cima da massa e distribua feijões por cima. Leve ao forno por 15-20 ou até a massa ficar bem cozida. Retire os feijões e retorne a massa ao forno por 5-10 minutos para ficar um pouco dourada.

3. Enquanto a massa está no frigorífico ou no forno, faça o recheio. Comece por misturar o açúcar, a maisena e o sal num tacho. Junte as gemas, mexa com um batedor de varas e adicione a água em fio, mexendo sempre. Leve a lume médio e deixe esfervilhar, mexendo regularmente com um batedor de varas, durante 8-10 minutos até engrossar. Retire do lume, adicione a raspa, o sumo de limão e a manteiga e mexa bem para envolver. Mantenha quente até o merengue estar pronto.

4. Para o merengue, misture o amido de milho com a água num tacho e leve ao lume, deixando esfervilhar e mexendo de vez em quando até engrossar. Retire do lume quando obter um creme grosso e translúcido.

5. Bata as claras numa taça até ficarem em espuma. Junte a baunilha. Adicione o açúcar, 1 colher de sopa de cada vez, batendo sempre até as claras ficarem em castelo. Acrescente a mistura de amido de milho, 1 colher de cada vez, e bata bem para envolver. 

6. Ligue o forno a 200ºC. Verta o recheio por cima da base e cubra com o merengue, colocando às colheradas por cima do recheio. Leve ao forno por 5-10 minutos ou até ficar uniformemente dourado. Retire a tarte do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar e servir.

4 comentários:

  1. Fica deliciosa e linda! Que bom que estás de volta! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É das minhas tartes preferidas, pena que só eu aprecio, se faço tenho que a comer sozinha.
    Esta linda e a fatia muito tentadora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu gosto muito desta tarte, já a fiz várias vezes. Muito obrigada :)

      Eliminar