sexta-feira, 3 de março de 2017

Risotto de Abóbora e Chouriço de Peru

 
 
É verdade, mais um risotto! Sei que têm a reputação de serem difíceis e/ou demorados, mas na realidade acho que até são bem simples. E o melhor de tudo, só usam um tacho. Além disso, são incrivelmente versáteis a nível de sabor. Este é de abóbora e de chouriço de peru, com a particularidade de levar açúcar - para ajudar a caramelizar as cebolas - que pode parecer estranho, mas que torna este risotto ainda mais delicioso e dá-lhe um toque doce que contrasta na perfeição com o salgado do chouriço. 

Ingredientes

150 g abóbora hokkaido em cubinhos
1 fio de azeite
4 folhas de salva picadas
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de manteiga com sal
1 cebola em tirinhas
1 colher de sopa de açúcar amarelo
100 g de chouriço de peru em pedaços
¼ colher de chá de pimentão doce
1 chávena de arroz carolino
5 chávenas de água
1 pitada de noz-moscada
1 colher de sopa de manteiga
queijo ralado a gosto q.b.

Preparação

1. Misture a abóbora com o azeite, a salva e sal e pimenta. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 200ºC por 20 minutos ou até cozida. Triture num processador de comida até ficar em puré. 

2. Derreta a manteiga num frigideira. Acrescente a cebola e o açúcar, mexa e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Adicione o chouriço e o pimentão doce e deixe refogar por 2 minutos. Junte o arroz, envolva bem e deixe fritar um pouco. Adicione o vinho branco e mexa sempre até evaporar. Vá juntado a água 1 concha de cada vez, mexendo sempre após cada adição até o líquido reduzir quase completamente antes de juntar outra concha. Antes de colocar a quarta chávena de água, adicione o puré de abóbora e a noz-moscada. 

3. Quando o arroz estiver cozido, adicione a manteiga e, se necessário, rectifique os temperos. Sirva de imediato polvilhado com queijo ralado.

 

1 comentário: