sexta-feira, 17 de março de 2017

Cupcakes de Chocolate com Whiskey Irlandês e Caramelo | St. Patrick's Day

 

Hoje, dia 17 de Março, comemora-se um pouco por todo o mundo o Saint Patrick's Day, o dia do santo padroeiro da Irlanda. Como queria assinalar este dia aqui no blog, pensei primeiro em fazer uns cupcakes verdes, uma alusão óbvia a este dia. Mas depois, achei melhor fazer algo mais discreto (e muito mais decadente e delicioso), e saíram este cupcakes de chocolate com creme de mascarpone e caramelo com whiskey irlandês.

A receita para a massa dos cupcakes é a mesma deste bolo, e já a utilizei várias vezes para fazer outros tipos de sobremesas e fica sempre óptima. O creme é uma variação do mesmo de sempre, com queijo mascarpone, e que é mil vezes melhor do que qualquer creme de manteiga, enquanto que o caramelo é uma receita super simples e rápida, que também já tinha publicado aqui.

Estes cupcakes são uma óptima sobremesa para uma ocasião especial; a massa é bem achocolatada, o creme é pouco doce e bem cremoso, enquanto que o caramelo é... bem, é caramelo, bem doce e decadente. O processo de preparação é um pouco demorado, mas os passos não são de todo difíceis. Vale bem a pena pelo resultado final!

Ingredientes

Massa
250 g de farinha sem fermento
300 g de açúcar branco
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
85 g de cacau em pó
1 colher de chá de extracto de baunilha
240 ml de leite
120 ml de óleo vegetal
2 ovos
175 ml de café acabado de fazer
3 colheres de sopa de whiskey irlandês

Caramelo
1 chávena de açúcar mascavado claro
½ chávena de natas
4 colheres de sopa de margarina
1 pitada de sal
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de sopa de whiskey irlandês

Cobertura
200 ml natas bem frias
3 colheres de sopa de açúcar branco
250 g de queijo mascarpone
1 colher de chá de baunilha


Preparação

Bolo

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Distribua forminhas de papel em formas de cupcakes.

2. Peneire a farinha com o açúcar, o cacau, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal e combine bem.

3. Separadamente, misture o leite com os ovos, o óleo e a baunilha com um batedor de varas. Vá adicionando esta mistura aos ingredientes secos um pouco de cada vez e envolva bem com uma espátula. Por fim, junte o café e o whiskey e misture bem.

4. Distribua a massa pelas formas uniformemente (cuidado para não as encher demasiado) e leve ao forno por 20 minutos ou até um palito inserido no centro sair limpo. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de decorar.

Caramelo

Junte o açúcar, as natas, a manteiga e o sal num tachinho e leve a lume brando. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo sempre com um batedor de varas até começar a engrossar e obter um creme homogéneo e dourado. Retire do lume, adicione o whiskey e mexa bem. Deixe arrefecer um pouco antes de utilizar.

Cobertura

Bata as natas com o açúcar até ficar em chantilly. Vá adicionando o queijo mascarpone, uma colherada de cada vez, batendo sempre com a batedeira eléctrica até obter um creme homogéneo e bem firme. Adicione a baunilha e bata novamente para envolver bem. Se não utilizar imediatamente, guarde-o no frigorífico.

Montagem

1. Corte e retire um círculo de massa do topo de cada cupcake e ponha de parte (ou coma imediatamente).

2. Recheie cada cupcake com uma colher de chá do caramelo. Com um saco de pasteleiro, decore cada cupcake com o creme de mascarpone. Decore cada cupcake com um pouco de caramelo e estão prontos a servir.


Happy St. Patrick's Day!

3 comentários:

  1. Ficaram lindos e absolutamente irresistíveis! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Adorei o blog. É muito bonito. Gostei muito do que vi!!!
    Estes cupcakes então...fizeste bem em optar por eles em vez de uma sobremesa verde!!
    Estão maravilhosos. Beijinho
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, só agora passado semanas é que vi este comentário tão simpático! Muito obrigada, fico muito feliz por ter gostado do blog e desta receita :)

      Eliminar