sexta-feira, 17 de março de 2017

Cupcakes de Chocolate com Whiskey Irlandês e Caramelo | St. Patrick's Day

 

Hoje, dia 17 de Março, comemora-se um pouco por todo o mundo o Saint Patrick's Day, o dia do santo padroeiro da Irlanda. Como queria assinalar este dia aqui no blog, pensei primeiro em fazer uns cupcakes verdes, uma alusão óbvia a este dia. Mas depois, achei melhor fazer algo mais discreto (e muito mais decadente e delicioso), e saíram este cupcakes de chocolate com creme de mascarpone e caramelo com whiskey irlandês.

A receita para a massa dos cupcakes é a mesma deste bolo, e já a utilizei várias vezes para fazer outros tipos de sobremesas e fica sempre óptima. O creme é uma variação do mesmo de sempre, com queijo mascarpone, e que é mil vezes melhor do que qualquer creme de manteiga, enquanto que o caramelo é uma receita super simples e rápida, que também já tinha publicado aqui.

Estes cupcakes são uma óptima sobremesa para uma ocasião especial; a massa é bem achocolatada, o creme é pouco doce e bem cremoso, enquanto que o caramelo é... bem, é caramelo, bem doce e decadente. O processo de preparação é um pouco demorado, mas os passos não são de todo difíceis. Vale bem a pena pelo resultado final!

Ingredientes

Massa
250 g de farinha sem fermento
300 g de açúcar branco
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
85 g de cacau em pó
1 colher de chá de extracto de baunilha
240 ml de leite
120 ml de óleo vegetal
2 ovos
175 ml de café acabado de fazer
3 colheres de sopa de whiskey irlandês

Caramelo
1 chávena de açúcar mascavado claro
½ chávena de natas
4 colheres de sopa de margarina
1 pitada de sal
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de sopa de whiskey irlandês

Cobertura
200 ml natas bem frias
3 colheres de sopa de açúcar branco
250 g de queijo mascarpone
1 colher de chá de baunilha


Preparação

Bolo

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Distribua forminhas de papel em formas de cupcakes.

2. Peneire a farinha com o açúcar, o cacau, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal e combine bem.

3. Separadamente, misture o leite com os ovos, o óleo e a baunilha com um batedor de varas. Vá adicionando esta mistura aos ingredientes secos um pouco de cada vez e envolva bem com uma espátula. Por fim, junte o café e o whiskey e misture bem.

4. Distribua a massa pelas formas uniformemente (cuidado para não as encher demasiado) e leve ao forno por 20 minutos ou até um palito inserido no centro sair limpo. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de decorar.

Caramelo

Junte o açúcar, as natas, a manteiga e o sal num tachinho e leve a lume brando. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo sempre com um batedor de varas até começar a engrossar e obter um creme homogéneo e dourado. Retire do lume, adicione o whiskey e mexa bem. Deixe arrefecer um pouco antes de utilizar.

Cobertura

Bata as natas com o açúcar até ficar em chantilly. Vá adicionando o queijo mascarpone, uma colherada de cada vez, batendo sempre com a batedeira eléctrica até obter um creme homogéneo e bem firme. Adicione a baunilha e bata novamente para envolver bem. Se não utilizar imediatamente, guarde-o no frigorífico.

Montagem

1. Corte e retire um círculo de massa do topo de cada cupcake e ponha de parte (ou coma imediatamente).

2. Recheie cada cupcake com uma colher de chá do caramelo. Com um saco de pasteleiro, decore cada cupcake com o creme de mascarpone. Decore cada cupcake com um pouco de caramelo e estão prontos a servir.


Happy St. Patrick's Day!

2 comentários:

  1. Ficaram lindos e absolutamente irresistíveis! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Adorei o blog. É muito bonito. Gostei muito do que vi!!!
    Estes cupcakes então...fizeste bem em optar por eles em vez de uma sobremesa verde!!
    Estão maravilhosos. Beijinho
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar