quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Salmão com Molho de Alcaparras

 

Este delicioso salmão com molho de alcaparras é um dos meus pratos favoritos que experimentei este ano. O molho é cremoso e levemente ácido, e complementa na perfeição o salmão dourado em manteiga. As batatas no forno são também muito boas e um óptimo acompanhamento para o salmão.

Encontrei a receita para o salmão aqui.

Ingredientes

Batatas
475 g de batatas cozidas com casca
2 colheres de sopa de azeite
½ colher de chá de cebolinho seco
¼ colher de chá de alho em pó
1 pitada de pimenta branca

Molho
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
3 colheres de chá de alcaparras picadas
2 colheres de sopa de sumo de limão
½ chávena de vinho branco
½ chávena de natas
sal e açúcar q.b.

Salmão
300 g de salmão (2 postas)
¼ chávena de vinho branco
2 colheres de sopa de manteiga

Preparação

1. Misture bem as batatas o azeite, o alho, o cebolinho e a pimenta, coloque num tabuleiro e leve ao forno a 220ºC por cerca de 20 minutos ou até começarem a ficar douradas.

2. Derreta a manteiga e o azeite em lume médio. Adicione a cebola e cozinhe até ficar translúcida. Adicione a farinha, mexa bem e deixe cozinhar 1 minuto. Adicione alcaparras, sumo de limão e vinho. Mexa até obter um molho em grumos e deixe cozinhar por alguns minutos até reduzir e engrossar. Adicione as natas e cozinhe por 1-2 minutos (se for necessário reduzir o molho). Tempere com sal e uma pitada de açúcar se achar o molho muito ácido.

3. Derreta a manteiga numa frigideira. Cozinhe o salmão por 2-3 minutos de um lado, vire e acrescente o vinho branco. Deixe cozinhar até o salmão ficar bem passado e vinho tiver evaporado. Sirva o salmão com o molho por cima acompanhado pelas batatas.

Sem comentários:

Enviar um comentário