domingo, 4 de dezembro de 2016

Food Themed Day #15: Bolinhos de Abóbora Glaceados

 
 
Hoje é National Cookie Day nos EUA, e por isso aqui estão uns deliciosos bolinhos de abóbora com glacé, bem aromáticos e fofos, com o toque doce extra do glacé.
 
As quantidades da receita do glacé não dão para todos os biscoitos, por isso se quiserem podem dobrar a receita ou fazer como eu fiz, deixar alguns dos biscoitos sem glacé, que são também deliciosos.
 
Ingredientes

2 ½ chávenas de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela
½ colher de chá de noz-moscada
1 pitada de cravinho
1 pitada de pimenta da jamaica
½ colher de chá de sal
1 colher de chá de aroma de baunilha em pó
½ chávena de manteiga com sal amolecida
1 chávena de açúcar branco
½ chávena de açúcar mascavado claro
1 chávena de puré de abóbora
1 ovo

Glacé
1 chávena de açúcar em pó
1 colher de café de aroma de baunilha em pó
1 colher de chá de manteiga derretida
3-4 colheres de chá de leite



Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. 

2. Combine a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela, a noz-moscada, o cravinho, a pimenta da jamaica, o sal e a baunilha. Reserve.

3. Bata a manteiga com os açúcares até ficar em creme. Adicione o puré de abóbora aos poucos, batendo sempre. Junte o ovo e bata mais um pouco. Peneire a mistura de farinha e adicione a este preparado aos poucos, incorporando bem com uma espátula.

4. Com uma colher de sobremesa, retire colheradas de massa e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando alguns centímetros entre cada uma. Leve ao forno por 15-20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

5. Para o glacé, misture o açúcar com a baunilha e a manteiga e adicione o leite aos poucos, mexendo sempre até obter um creme homogéneo com uma consistência própria para barrar. Espalhe o glacé por cima de cada bolinho, cerca de 1 colher de chá por cada um.

1 comentário: