quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Food Themed Day #13: Tarte de Abóbora - Thanksgiving


Hoje comemora-se nos Estados Unidos da América o Thanksgiving, ou, como se chama por aqui, Dia de Acção de Graças. E que melhor maneira para celebrar do que com uma típica e deliciosa tarte de abóbora?

Para a base desta tarte utilizei esta receita e para o recheio baseei-me nesta.


Ingredientes

Base
275 g de farinha sem fermento
40 g de açúcar mascavado claro
1 pitada de canela
125 g de manteiga com sal, fria e em cubos
1 ovo

Recheio
2 ovos
¼ chávena de açúcar branco
¼ chávena de açúcar mascavado claro
425 g de puré de abóbora
350 ml de leite evaporado
1 colher de chá de canela
½ colher de chá de gengibre
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de cravinho
1 pitada de sal

Cobertura
200 ml de natas
3 colheres de sopa de açúcar
125 de queijo mascarpone
3 colheres de sopa de queijo creme
1 colher de sobremesa de golden syrup
1 colher de chá de mel


Preparação

1. Para a base, comece por misturar a farinha com o açúcar e a canela num recipiente. Adicione a manteiga e amasse com as mãos até obter "migalhas". Separadamente, bata levemente o ovo. Adicione à massa e amasse bem com as mãos até obter uma massa homogénea e macia que se descole do fundo do recipiente. 

2. Estenda a massa numa superfície levemente enfarinhada até chegar à espessura de cerca de 3mm. Coloque a massa numa tarteira untada com manteiga e pressione bem, cobrindo uniformemente a forma. Pique o fundo da massa com um garfo, cubra com película aderente e leve ao frigorífico por 30 minutos.

3. Entretanto, faça o recheio. Com um batedor de varas, bata bem os ovos com os açúcares. Adicione a abóbora, o leite evaporado, a canela, o gengibre, a noz-moscada, o cravinho e o sal e mexa bem até obter um líquido homogéneo.

4. Verta o recheio sobre a base da tarte e leve ao forno por 45 minutos até 1 hora, até um palito inserido no centro da tarte sair limpo e o topo da tarte e da massa estiver bem dourado. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.
5. Quando a tarte estiver fria, faça a cobertura. Bata as natas com o açúcar até obter picos firmes. Acrescente o queijo mascarpone e o queijo creme, 1 colher de sopa de cada vez, batendo sempre. Junte também o golden syrup e o mel e bata bem até obter um creme homogéneo. Decore a tarte com este creme utilizando um saco de pasteleiro.

1 comentário: