sábado, 29 de outubro de 2016

Quiche de Abóbora e Queijo de Cabra

 

Mais um dia, mais uma quiche! Esta é perfeita para o Outono (se bem que estamos agora a ter tempo de Verão), com abóbora e queijo de cabra, que é uma combinação deliciosa.

Ingredientes

Massa
1 chávena de farinha de trigo sem fermento
1 chávena de farinha de milho
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de manteiga
½ chávena + 4 colheres de sopa de água fria

Recheio
1 abóbora hokkaido pequena em cubinhos (cerca de 3 chávenas)
5 folhas de salva em juliana
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola picada
1 pimentinho laranja picado
2 ovos
½ chávena de leite
½ chávena de queijo de cabra de Seia em cubinhos

Preparação

1. Para a massa, comece por misturar as farinhas com sal. Adicionar manteiga e amassar com as mãos até obter "migalhas". Vá adicionando a água aos poucos e amasse até a massa se descolar do recipiente e formar uma bola. Envolva em película aderente e leve ao congelador por 30 minutos.

2. Misture a abóbora com o azeite, salva, sal e pimenta e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno por 30 minutos a 220ºC.

3. Unte uma tarteira com manteiga. Estenda a massa e forre com ela a tarteira. Cubra com papel vegetal, coloque feijões por cima e leve ao forno a 180ºC por cerca de 10 minutos. Retire os feijões e deixe cozer por mais 10 minutos.

4. Numa frigideira, aqueça o azeite com a manteiga. Junte a cebola e deixe refogar até ficar translúcida. Junte o pimento e deixe cozinhar até a cebola começar a ficar dourada. Retire do lume e envolva a abóbora.

5. Bata os ovos com o leite e uma pitada de sal. (Reserve 3 colheres de sopa desta mistura.) Junte a mistura de abóbora e o queijo e envolva.

6. Polvilhe o fundo da massa com o pão ralado e verta o recheio por cima. Pincele a massa com a mistura de ovo reservada e leve a quiche ao forno a 180ºC durante 40-45 minutos.

1 comentário:

  1. Olá Cláudia!!
    Fico muito que mais uma vez te juntes ao desafio do Ingrediente do mês e tragas duas propostas maravilhosas e que decerto são deliciosas.
    Muito muito obrigado!
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar