quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Pizza de Figos com Presunto e Queijo Azul | Fig, Prosciutto and Blue Cheese Pizza


Ingredientes

Massa 
200 g de farinha de trigo com fermento 
50 g de farinha de centeio 
½ colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
½ chávena + 4 colheres de sopa de água 

Recheio
1 cebola em meias-luas
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de margarina
3 dentes de alho assados*
1 colher de sopa de queijo mascarpone
1 colher de sopa de leite
30 g de queijo azul
3 figos frescos em rodelas
3 fatias de presunto em tirinhas

*Corte uma das pontas de uma cabeça de alho, coloque em papel de alumínio e regue com um pouco de azeite. Forme um embrulho e leve ao forno por 30 minutos.

Preparação

1. Misture a farinha de centeio, a farinha de trigo e o sal num recipiente. Junte o azeite e a água e amasse com as mãos até obter uma massa homogénea, elástica e que se descole das beiras do recipiente. Estenda a massa num rectângulo e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180ºC por 10-15 minutos ou até a massa ficar cozida e levemente dourada.

2. Entretanto, refogue a cebola no azeite e na margarina até ficar dourada. Misture o queijo mascarpone com o leite e o queijo azul até obter um creme. Esmague os dentes de alho assado e adicione, misturando bem. Espalhe este creme por cima da massa e coloque a cebola caramelizada por cima. Distribua os figos uniformemente e "polvilhe" com o presunto e mais um pouco de queijo azul em pedacinhos. Leve ao forno por 10 minutos até o queijo derreter. Sirva quente.


Ingredients

Dough
200 g self-raising flour
50 g rye flour
½ teaspoon salt
1 tablespoon olive oil
 ½ cup + 4 tablespoons olive oil

Toppings
1 onion, sliced
1 tablespoon olive oil
1 dessert spoon buttery spread
3 roasted garlic cloves
1 tablespoon mascarpone cheese
1 tablespoon milk
30 g blue cheese
3 fresh figs, sliced
 3 slices prosciutto, cut into strips

*Cut one side of a head of garlic and place on a sheet of aluminium foil. Drizzle olive oil on top, wrap into a little parcel and bake in the oven for 30 minutes.

Instructions

1. Mix flours and salt in a bowl. Add olive oil and water and mix with your hands until you get a smooth and elastic dough that doesn't stick to the bowl. Roll out the dough into a rectangle and place on a baking sheet lined with parchment paper. Bake at 180ºC for 10-15 or until lightly golden.

2. Heat olive oil and buttery spread in a skillet, add onions and cook until they turn golden. 

3. Mix mascarpone with milk and blue cheese until creamy. Mash garlic cloves and add them in, mixing well. Spread evenly on top of dough. Place onions on top, distribue figs evenly and sprinkle prosciutto and a little more blue cheese. Bake for 10 minutes or until cheese melts. Serve hot or warm.

1 comentário:

  1. Esta é uma pizza que tenho de fazer no próximo ano! Digo sempre isto e depois os figos nunca chegam para aquilo que quero fazer! Ainda por cima gosto tanto de figos (é a minha fruta favorita) que depois não resisto e como a maior parte deles ao natural! beijinhos

    ResponderEliminar