domingo, 23 de outubro de 2016

Food Themed Day #12: Boston Cream Pie



Não se enganem pelo nome desta sobremesa, que é um bolo e não uma tarte como o nome indica. Boston Cream Pie é um verdadeiro clássico americano, consistindo em duas camadas de bolo esponja recheado com creme de pasteleiro e coberto com chocolate. É um bolo de sabores simples e convencionais, sendo uma sobremesa que deverá agradar a (quase) todos. A preparação é extensa, mas não é de todo difícil. O bolo esponja aqui apresentado é um óptimo bolo de base, não muito doce e com uma consistência perfeita para ser recheado, que é complementado na perfeição pelo creme de pasteleiro.

A receita do bolo é da autoria da Martha Stewart (podem encontrá-la aqui). A receita do creme de pasteleiro encontrei aqui.
 
Ingredientes

Bolo
½ chávena de leite
6 colheres de sopa de manteiga com sal
1 ½ chávenas de farinha sem fermento
1 ½ colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos grandes
1 chávena de açúcar branco
1 colher de chá de extracto de baunilha

Recheio
2 chávenas de leite
1 chávena de açúcar branco
1 pitada de sal
3 gemas
1 ovo
1 colher de chá de baunilha
2 ½ colheres de sopa de manteiga com sal

Cobertura
100 g de chocolate preto de culinária
2 colheres de sobremesa de manteiga com sal
1 colher de sobremesa de leite
1 colher de chá de mel



Preparação

Bolo

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de 23 cm de diâmetro com manteiga, forre o fundo com papel vegetal e polvilhe com farinha.

2. Misture a farinha com o fermento e o sal numa taça e reserve. Coloque o leite e a manteiga num tachinho e leve a lume brando.

3. Bata os ovos com o açúcar até dobrarem de volume e obter um creme espesso e pálido. Junte os ingredientes secos peneirados aos poucos e envolva bem com um batedor de varas. Quando a mistura do leite ferver, retire do lume e verta no preparado anterior em fio, batendo sempre até bem incorporado.

4. Verta a massa na forma e leve ao forno por 40-45 minutos ou até um palito inserido no centro sair limpo e o bolo ficar dourado. Retire do forno e deixe arrefecer na forma por 10 minutos antes de desenformar e deixar arrefecer completamente.

Recheio

1. Combine o leite com ½ chávena de açúcar e o sal e leve num tachinho a lume médio até ferver. Entretanto, bata levemente as gemas e o ovo com um garfo. Adicione o açúcar e bata para envolver. Envolva também o amido de milho aos poucos, mexendo bem até não existirem grumos. 

2. Adicione um pouco do leite quente, 1 colher de sopa de cada vez, ao preparado dos ovos, mexendo vigorosamente para evitar que as gemas cozam. Verta depois este preparado para o restante leite e leve o tachinho ao lume novamente, mexendo bem com um batedor de varas até o creme engrossar e começar a "borbulhar". Retire do lume e adicione a baunilha e a manteiga, mexendo bem até que esta derreta.

3. Coloque película aderente por cima do creme e deixe arrefecer completamente antes de utilizar.

Cobertura

Parta o chocolate em pedacinhos. Coloque num tachinho juntamente com a manteiga e leve a lume brando até derreter. Adicione o leite e mexa bem. Retire do lume, adicione o mel e mexa para envolver. Deixe arrefecer por alguns minutos antes de utilizar.

Montagem

Quando o bolo estiver completamente frio, corte-o em duas camadas. Recheie com o creme utilizando um saco de pasteleiro e verta a cobertura de chocolate por cima.

1 comentário:

  1. É uma maravilha dr bolo e o teu está tão bonito! Espero que ainda haja una fatia para mim! Beijinhos

    ResponderEliminar