quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cheesecake de Chocolate Branco com Caramelo

 

A sobremesa escolhida para a edição deste mês do Sweet World veio mesmo a calhar, porque já tinha planeado há algum tempo fazer um cheesecake no forno. Este inclui dois do meus ingredientes preferidos: queijo mascarpone e chocolate branco. Em combinação com umas deliciosas bolachas com aroma a canela, o resultado é fantástico, ainda mais perfeito com a adição de um molho de caramelo. Uma delícia!

A receita do cheesecake foi inspirada nesta e a receita do caramelo foi retirada daqui.

Ingredientes

Base
200 g de bolacha torrada com canela
3 colheres de sopa bem cheias de margarina

Recheio
350 g queijo mascarpone
⅓ chávena de natas
200 g de chocolate branco
2 ovos
1 colher de chá de baunilha

Caramelo
1 chávena de açúcar amarelo
½ chávena de natas
4 colheres de sopa de margarina
1 pitada de sal
1 colher de chá de baunilha

 

Preparação

1. Unte uma forma de aro amovível com manteiga e forre por fora com papel de alumínio.

2. Para fazer a base, triture muito bem a bolacha e amasse com a manteiga até obter uma "massa" homogénea. Coloque na forma e pressione bem até forrar todo o fundo igualmente.

3. Bata o queijo mascarpone até amolecer. Junte os ovos e bata até homogéneo. Adicione as natas e a baunilha e bata para incorporar. Derreta o chocolate no microondas, junte ao preparado anterior e bata bem.

4. Verta o recheio por cima da base e leve ao forno por cerca de 85 minutos ou até um palito inserido no cheesecake sair limpo e o centro ainda estiver um pouco mole.

5. Abra a porta do forno ligeiramente e deixe o cheesecake arrefecer lá dentro durante 1 hora. Retire e deixe arrefecer completamente antes de levar ao frigorífico coberto com película aderente durante algumas horas ou de um dia para o outro.

6. Para o caramelo, junte o açúcar, as natas, a manteiga e o sal num tachinho e leve a lume brando. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo sempre com um batedor de varas até obter um creme homogéneo, dourado e um pouco mais grosso. Deixe arrefecer um pouco antes de utilizar.

7. Na hora de servir, desenforme o cheesecake e regue com o molho de caramelo. Se preferir, corte em fatias e regue apenas cada fatia.

9 comentários:

  1. Está de bradar aos céus, é o que eu te digo! Eu sou completamente louca por cheesecake de forno, é a minha sobremesa favorita! Vou guardar a receita para quando voltar a haver queijo mascarpone, dantes havia, agora deixou de haver. Mas na primeira oportunidade este cheesecake não me escapa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Esta foi a primeira vez que experimentei um cheesecake de forno e adorei. Se experimentar, espero que goste :)

      Eliminar
  2. Simplesmente deliciosamente irresistível!
    A última fotografia do caramelo a ser vertido por cima do cheesecake é de dar vontade de meter a colher! :) Está um Cheesecake lindo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, foi uma fotografia engraçada de tirar, e na altura deu mesmo vontade de começar logo a comer :)

      Eliminar
  3. Adoro cheesecake e já usei essa combinação e ficou uma delicia.
    Esse com caramelo esta divino.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! A combinação entre chocolate branco e caramelo ficou óptima :)

      Eliminar
  4. Absolutamente maravilhoso!!
    Adoro a combinação de sabores e, uma vez mais, é um enorme prazer contar com a tua linda participação.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Olá Inês, este Outubro andei meia desligada mas não podia deixar de passar por cá.
    O teu cheese não podia ter ficado mais apelativo, mesmo para mim, que sou pouco fã de choco branco.Está uma maravilha e imagino que delicioso com essa cobertura.
    Óptima participação! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar