sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Gelado com Swirl de Framboesa

   

Esta foi a minha primeira experiência a fazer gelado, e devo dizer que foi um sucesso. O creme base é óptimo, e é complementado pelo sabor frutado do doce de framboesa. Uma delícia!
 
É uma sobremesa perfeita, podendo ser preparada com antecedência visto que dura algum tempo no congelador.
  
Ingredientes

Doce
2 chávenas de framboesas
1 chávena mal cheia de açúcar
umas gotinhas de sumo de limão
2 colheres de sopa de água
1 colher de sobremesa de licor de cereja caseiro

Custard
2 chávenas de leite
2 colheres de sopa de maisena
¼ chávena + 1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
2 ovos batidos

200 ml de natas
1 colher de sopa de açúcar
bolacha Maria esmagada q.b.


Preparação

1. Para fazer o doce, comece por colocar as framboesas e o açúcar num tacho, levando ao lume por alguns minutos até começarem a descongelaram. Junte depois a água, o sumo de limão e o licor de cereja e deixe cozinhar por 15-20 minutos até as framboesas ficarem desfeitas e o doce engrossar. Retire do lume e coe para eliminar as sementes. Deixe arrefecer completamente.

2. Para a custard, misture o leite com os açúcares e o amido de milho e mexa até dissolver. Leve a lume médio até começar a ferver, mexendo de vez em quando. Retire do calor e junte 2 colheres de sopa desta mistura aos ovos batidos, mexendo sempre para evitar que os ovos cozam. Envolva este preparado dos ovos no restante leite, pouco a pouco e mexendo vigorosamente. Leve ao lume novamente até engrossar, mexendo ocasionalmente. Retire do lume e deixe arrefecer até atingir a temperatura ambiente.

3. Quando a custard e o doce estiverem frios, bata as natas com o açúcar até ficarem bem firmes. Envolva as natas na custard com uma espátula, com movimentos suaves, até obter um creme homogéneo.

4. Num recipiente rectangular que possa ir ao congelador (usei Tupperware), distribua uma camada do creme. Coloque algumas colheres de doce por cima, "cortando" o creme com uma faca para fazer swirls de framboesa. Polvilhe com um pouco de bolacha Maria, cubra com mais creme e repita estas camadas até esgotar todos os ingredientes, terminando com os swirls de framboesa e a bolacha.

5. Leve ao congelador até ficar bem sólido (eu deixei de um dia para o outro). Retire do congelador alguns minutos antes de servir.

1 comentário:

  1. Essa tacinha fazia-me tão feliz agora! Ficou um gelado lindo e tentador! beijos

    ResponderEliminar