segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Food Themed Day #11: Panquecas Simples - National Pancake Day


Panquecas, um verdadeiro clássico de pequeno-almoço e brunch! Estas são bastante simples, não levam pepitas de chocolate nem mirtilos nem nada do género. Aqui servia-as com uma colherada de queijo mascarpone e com um delicioso molho de caramelo (cuja receita podem ver aqui), transformando-as numa verdadeira sobremesa. No entanto, se quiserem fazê-las mais leves, é fácil: ficam óptimas simples, com um drizzle de mel, barradas com queijo mascarpone e/ou com uma colher de um doce de fruta a gosto.

Outra nota: é perfeitamente possível utilizar leite em vez de natas. Da primeira vez que as fiz usei leite e para dizer a verdade, não notei grande diferença entre umas e outras. 

Ingredientes

½ chávena de natas + 1 colher de sopa de vinagre de sidra
2 ovos
1 ½ colher de sopa de açúcar amarelo
1 chávena de farinha sem fermento peneirada
1 colher de café de fermento
½ chávena de flocos de aveia
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 colheres de sopa bem cheias de margarina, derretida
(¼ chávena de leite)

Preparação

1. Misture bem as natas com o vinagre e deixe repousar por 5-10 minutos para fazer uma espécie de buttermilk

2. Triture os flocos de aveia num processador até se tornarem em farinha.

3. Bata os ovos com a mistura de natas. Junte a baunilha e o açúcar e mexa. Envolva a aveia, a farinha e o fermento aos poucos, mexendo bem com um batedor de varas. Finalmente, junte a margarina e envolva. (Eu acrescentei também um pouco de leite porque queria a massa mais líquida).

4. Unte uma frigideira antiaderente com um pouco de manteiga e leve ao lume até ficar quente. Acrescente uma concha da massa, "rode" a frigideira para espalhar um pouco a massa e deixe cozinhar por alguns minutos até a panqueca começar a formar "bolhinhas" por cima. Vire a panqueca e deixe cozinhar mais um pouco até ambos os lados ficarem dourados. Repita até acabar a massa, untando a forma com manteiga entre cada panqueca se necessário.

1 comentário:

  1. Que tentação! Este fim de semana também houve panquecas para o pequeno almoço! beijinhos

    ResponderEliminar