sábado, 3 de setembro de 2016

Food Themed Day #10: National Welsh Rarebit Day

 

Welsh rarebit (também chamado Welsh rabbit) é um prato feito com molho de queijo servido por cima de fatias de pão e muitas vezes tostado. A primeira referência a este prato encontra-se num documento de 1725, mas a origem do termo é desconhecida. Existem diversas histórias que procuram explicar a origem e denominação deste prato, mas nenhuma é definitiva. Há também várias versões de Welsh rarebit com temperos e modos de preparação diferentes. Eu baseei esta receita na que encontrei aqui, que me pareceu a mais simples e com ingredientes mais acessíveis.

Já há algum tempo que tinha descoberto este prato, mas só agora é que o fiz pela primeira vez. Fiquei agradavelmente surpreendida. O molho de queijo é muito bom, ficando na perfeição tostado e combinado com bacon. Se quiserem experimentar esta receita, aconselho que utilizem um bom queijo Cheddar, penso que faz toda a diferença.


Ingredientes

2 fatias grandes de pão branco caseiro
1 fatia de bacon
1 colher de sobremesa de margarina
100 g de queijo Cheddar ralado
30 ml de cerveja
½ colher de chá de mostarda em pó
½ colher de chá de cebolinho seco
sal e pimenta preta q.b.

Preparação

1. Cozinhe o bacon numa frigideira (sem utilizar qualquer gordura) até ficar bem dourado e tostado.

2. Derreta a margarina em lume baixo. Adicione o queijo e mexa até derreter. Junte a cerveja e mexa bem para envolver até obter um creme homogéneo. Adicione a mostarda, cebolinho, sal e pimenta e mexa bem. Retire do lume.

3. Coloque as fatias de pão num tabuleiro e espalhe o molho de queijo por cima de cada uma uniformemente. Leve ao forno a 250ºC por 5-10 minutos até o queijo ficar bem tostado.

4. Retire do forno e espalhe o bacon partido em pedacinhos por cima. Sirva quente.


 

Ingredients

2 large slices homemade white bread
1 bacon slice
1 dessert spoon butter
100 g de grated Cheddar cheese
30 ml beer
½ teaspoon mustard powder
½ teaspoon dried chives
salt and black pepper to taste

Instructions

1. Cook bacon in a frying pan (with no additional fat) until golden and crispy.

2. Melt butter in a pan over low heat. Add cheese and stir until melted. Pour in beer and mix well until sauce is smooth. Season with mustard, chives, salt and pepper and remove from heat.

3. Place bread slices in a baking sheet. Spread cheese sauce over each one evenly and toast in the oven at 250ºC for 5-10 minutes until cheese turns golden brown.

4. Remove from oven and sprinkle crumbled bacon on top. Serve hot.

1 comentário:

  1. Por vezes quando os meus filhos me pedem uma pizza e não há tempo para tal acabo por fazer isto! É uma aldrabice mas que fica delicioso, lá isso fica! Beijinhos

    ResponderEliminar