quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Risotto de Caldo Verde


Mais um risotto para adicionar à colecção, e já tenho planos para experimentar outro amanhã. Este foi inspirado num dos nossos pratos mais tradicionais, o caldo verde, e inclui couve galega e chouriço.
 
Nos ingredientes tenho a lista do que usei para fazer o caldo, mas podem usar o caldo que quiserem, quer seja de carne ou de legumes, qualquer que tenham à mão. O caldo que eu usei era bem aromático, e deu um sabor muito bom tanto ao frango (que depois usei numa outra receita) como ao risotto.

Ingredientes

Caldo
2 cebolinhas em quartos, 2 pedaços de cravinho espetados nas cebolinhas, ½ colher de chá de tomilho, 1 alho, ½ colher de chá de pimentão doce, ¼ chávena de alho francês em rodelas, ¼ chávena de aipo picado, ½ folha de louro, 1 pé de salsa, 3 grãos de pimenta preta, 1 peito de frango, água para ferver tudo q.b.

Risotto
50 g de chouriço de carne com colorau em pedacinhos
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 chávena de arroz
½ copo de vinho branco
2 chávenas de caldo de galinha
2 chávenas de água
1 chávena de couve de caldo verde em juliana
1 chávena de queijo Manchego ralado
1 colher de sobremesa de manteiga
sal e pimenta preta q.b.

Preparação

1.  Num tacho, salteie o chouriço no azeite por alguns minutos até começar a ficar dourado. Acrescente a cebola e cozinhe até ficar translúcida. Adicione o arroz e mexa para envolver. Refresque com um copo de vinho e cozinhe até evaporar o álcool.

2. Vá acrescentando o caldo de galinha e a água, um concha de cada vez, mexendo sempre. Quando o líquido evaporar, acrescente mais uma concha, repetindo sempre até o arroz cozer. Tempere com sal e pimenta.

3. Antes de acrescentar a quarta chávena de caldo, adicione a couve e deixe cozer, acrescentando sempre mais líquido e mexendo. Quando o arroz estiver cozido al dente, acrescente o queijo Manchego e a manteiga e mexa para derreter. Retire do lume e sirva com mais um pouco de queijo ralado por cima.

2 comentários:

  1. Há muito que não faço um risotto, ver este deu-me muita vontade de comer um, se calhar amanhã faço.
    Esse com couve esta mesmo de dar água na boca...

    ResponderEliminar