sábado, 6 de agosto de 2016

Natas do Céu

 

Natas do Céu é uma sobremesa clássica, bem simples de fazer e absolutamente deliciosa. Há por aí muitas receitas, ligeiramente diferentes umas das outras, mas que incluem sempre doce de ovos, bolacha ralada e claro, as natas batidas. Esta receita inclui maior parte das claras no creme de natas, evitando-se assim o desperdício. Mas, se não confiarem muito em ovos crus, podem utilizar em vez das claras um pouco mais de natas.
 

Ingredientes

200 g + 40 g + 50 g de açúcar
120 ml de água
1 casca de limão
1 pau de canela
9 gemas
200 ml de natas
6 claras
200 g de bolacha Maria ralada
canela em pó q.b.

Preparação

1. Num tachinho, leve ao lume 200 g de açúcar com a água, a casca de limão e o pau de canela. Mexa e deixe ferver por 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. 

2. Bata as gemas com um garfo. Adicione um pouquinho da calda e mexa rapidamente. Verta esta mistura no tacho e cozinhe em lume médio, sem parar de mexer, até engrossar. Retire do lume, remova a casca de limão e o pau de canela e deixe arrefecer.

3. Bata as natas com 40 g de açúcar até ficarem bem firmes. Separadamente, bata as claras com 50 g de açúcar até ficarem em castelo. Envolva as natas nas claras aos poucos com movimentos suaves e utilizando uma espátula.

4. Num recipiente à sua escolha, faça camadas alternadas de bolachas, creme de natas e doce de ovos. Termine com um pouco de bolacha ralada e polvilhe com canela. Coloque no frigorífico até à hora de servir.

1 comentário: