terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cooking with the Stars #9: Fred MacMurray’s Chocolate Fudge Upside Down Cake


Este bolo foi feito para celebrar o 108º aniversário do actor Fred MacMurray, talvez mais conhecido pelo seu papel em Double Indemnity (1944), mas que participou em mais de 100 filmes ao longo de 50 anos. 

É um bolo rápido de fazer, com poucos ingredientes, mas com um modo de preparação diferente do usual. Começamos com uma camada de massa de bolo de chocolate, que é polvilhada com uma mistura de açúcar e cacau. Depois, verte-se água quente por cima e vai tudo ao forno. Isto faz com que se forme um creme no fundo da forma e ao desenformar-se o bolo, obtêm-se duas camadas, fazendo-se assim bolo e cobertura ao mesmo tempo. De sabor é óptimo, bem achocolatado e perfeito a nível de açúcar. Dá um bolo pequeno, mas bem rico, por isso uma fatia é o suficiente para satisfazer uma pessoa.

Se quiserem alguns filmes para acompanhar este bolo, recomendo Hands Across the Table (1935), Double Indemnity (1944), The Egg and I (1947), Family Honeymoon (1949) e Callaway Went Thataway (1951).

Ingredientes

1 ¼ chávenas de açúcar branco
1 colher de sopa de manteiga
½ chávena de leite
1 chávena de farinha
¼ colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
5 ½ colheres de sopa de cacau em pó
½ chávena de nozes picadas (não usei)
½ chávena de açúcar mascavado claro
1 ¼ chávenas de água a ferver

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2. Bata ¾ chávena de açúcar com a manteiga até obter um creme homogéneo.

3. Peneire a farinha com o sal, o fermento e 1 ½ colheres de sopa de cacau. Adicione à mistura anterior, alternando com o leite, envolvendo bem com uma espátula.

4. Verta a massa numa forma redonda (23cm de diâmetro) untada com manteiga. [Espalhe as nozes por cima.]

5. Numa taça, misture ½ chávena de açúcar branco, o açúcar mascavado e 4 colheres de sopa de cacau. Polvilhe a massa com esta mistura uniformemente. Verta a água quente por cima e leve ao forno por 30-40 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. 



Ingredients

1 ¼ cups white sugar
1 tablespoon butter
½ cup milk
1 cup flour
¼ teaspoon salt
1 teaspoon baking powder
5 ½ tablespoons cocoa powder
½ cup walnuts, chopped
½ cup brown sugar
1 ¼ cups boiling water


Instructions

1. Preheat oven 180ºC.

2. Cream ¾ cup of the white sugar and butter. Sift together flour, salt, baking powder and 1 ½ tablespoons of cocoa. Add to butter mixture alternately with milk and pour into buttered cake pan (23cm diametre). Sprinkle batter with nuts. 

3. In another bowl, mix brown sugar with ½ cup white sugar and 4 tablespoons cocoa. When blended, spread in pan on top of nuts. Pour boiling water on top.

4. Bake for 30-40 minutes. Let cake cool a few minutes before turning out.

2 comentários:

  1. Este bolo é perfeito para pessoas gulosas como eu! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Lindo e com um aspecto super guloso, bem ao meu gosto.

    ResponderEliminar