sábado, 9 de julho de 2016

Semifrio de Framboesa


Este semifrio de framboesa é já quase uma tradição aqui em casa. Já foi repetido muitas vezes e é sempre um sucesso. Usa um dos frutos da época, a framboesa, que tende a haver muito por aqui visto que temos alguns arbustos da tal planta no quintal. Nesta receita foram usadas congeladas, mas podem perfeitamente substituir por frescas. Até podem usar qualquer outra fruta: morangos, pêssegos, mirtilos... Fica sempre delicioso, pois a base do semifrio é simplesmente natas e leite condensado. 

Ingredientes

1 pacote (200 g) de bolacha Maria
3 colheres de sopa de margarina
400 ml de natas
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina

500 g de framboesas congeladas
200 g de açúcar


Preparação

1. Triture a bolacha finamente. Adicione a manteiga e amasse bem com os dedos, pressionando para ligar a bolacha. Coloque esta mistura numa forma redonda de fundo amovível e espalhe-a com as mãos uniformemente, pressionando de modo a forrar a base.

2. Hidrate as folhas de gelatina num pouco de água fria. Bata bem as natas até ficarem firmes. Junte o leite condensado e bata novamente para envolver bem. 

3. Escorra maior parte da água da gelatina e leve a gelatina ao microondas por alguns segundos até derreter. Vá adicionando em fio ao preparado anterior, batendo sempre para distribuir uniformemente. Verta o creme sobre a base de bolacha, alise o topo e leve ao frigorífico por algumas horas até ficar bem sólido ou de um dia para o outro.

4. Para a cobertura de framboesa, combine as framboesas e o açúcar num tachinho e deixe cozinhar até as framboesas descongelarem. Mexa bem e deixe fervilhar até engrossar e obter uma espécie de doce. Deixe arrefecer um pouco antes de coar a mistura para eliminar as sementes.

5. Quando o semifrio estiver sólido e o doce de framboesa frio, espalhe o doce por cima do semifrio uniformemente e leve ao frigorífico por mais algum tempo. Depois, desenforme o semifrio e decore com mais framboesas. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário