quinta-feira, 7 de julho de 2016

Risotto de Alheira e Espargos


Este risotto foi inspirado no risotto de beterraba que fiz há algum tempo atrás a nível das quantidades e modo de preparação, e deu para ver que com algumas medidas certas (arroz, vinho e caldo) pode-se variar os outros ingredientes e sai um risotto delicioso.

Foi com este prato que comi pela primeira vez espargos, e para dizer a verdade, não me parece que a nível de sabor valha o preço que normalmente têm. Talvez seja só eu, mas os ditos vegetais sabiam-me apenas a verde, e tal não é coisa que me agrade particularmente.

De qualquer maneira, este risotto é fantástico. Com os sabores distintos da alheira e do queijo Manchego nem são necessários outros temperos. O método de preparação é um pouco demorado, mas até acho relaxante, e o resultado final vale a pena.

Ingredientes

1 cebola média picada
2 colheres de sopa de margarina
1 chávena de arroz carolino
½ copo de vinho branco
4 chávenas de caldo de galinha
1 alheira cozida e desfeita
½ chávena de queijo Manchego ralado
4 espargos cozidos, cortados em pedaços
manteiga q.b.


Preparação

1. Num tacho, refogue a cebola na margarina até ficar translúcida. Adicione o arroz e misture bem. Junte o vinho, mexa e deixe cozinhar um pouco até sentir o álcool a evaporar.

2. Vá acrescentando o caldo aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo bem até o líquido evaporar e acrescentando mais caldo quando isso acontecer, continuando sempre a mexer.

3. Com a última concha de caldo, acrescente a alheira e mexa bem. Quando o arroz estiver cozido al dente, acrescente o queijo ralado e um pouco de manteiga, mexa para envolver e derreter e desligue o lume. Finalmente, envolva os espargos cozidos e sirva o risotto com mais um pouco de queijo ralado por cima.

4 comentários:

  1. Quanto aos espargos gosto mas concordo que não valem o que se paga por eles, só compro quando o molho esta a menos de 2 euros.
    O risotto esta com um aspecto maravilhoso, gostei muito mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu comprei os espargos quando estavam em desconto, senão eram caros demais.

      Muito obrigada, por acaso achei este risotto muito bom :)

      Eliminar
  2. Que visão maravilhosa esta!!!
    Cá em casa somos loucos por risotto e essa combinação, alheira e espargos?
    Amo de paixão e fiquei a salivar!!
    Fabulosa sugestão!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!!!

      Eu também gostei bastante deste risotto. Bem, para dizer a verdade, eu gosto de qualquer risotto, os que fiz até hoje têm sido um sucesso :)

      Eliminar