sábado, 30 de julho de 2016

Mousse de Nectarina

 

Era para ser uma bavaroise, mas infelizmente as folhas de gelatina não eram suficientes... Mas não interessa, comeu-se tudo à mesma, mudando-lhe o nome para mousse. Esta sobremesa é leve e cremosa, com um sabor suave a nectarina, perfeita servida fresca num dia de Verão.

Com esta receita participo na rubrica do mês de Julho do blog Intrusa na Cozinha, que é dedicada aos pêssegos ou nectarinas. Como não tinha pêssegos, usei as nectarinas, um dos frutos que como mais nesta altura.

Ingredientes

2 chávenas de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
¼ chávena + 1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
2 ovos batidos
1 casca de limão
1 colher de chá de extracto de baunilha

5 nectarinas, sem pele e em pedaços (1 ½ chávenas)
2 colheres de sopa de açúcar

200 ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar
3 folhas de gelatina



Preparação

1. Para a custard, misture o leite com os açúcares e o amido de milho e mexa até dissolver. Adicione a casca de limão e leve a lume médio até começar a ferver, mexendo de vez em quando.

2. Retire do calor e junte 2 colheres de sopa desta mistura aos ovos batidos, mexendo sempre para evitar que os ovos cozam. Envolva este preparado dos ovos no restante leite, pouco a pouco e mexendo vigorosamente. 

3. Leve ao lume novamente até engrossar, mexendo ocasionalmente. Retire do lume e adicione a baunilha. Remova a casca de limão e deixe arrefecer até atingir a temperatura ambiente.

4. Triture as nectarinas com o açúcar com a varinha mágica. Leve ao lume e deixe esfervilhar por 5 minutos para reduzir o líquido e engrossar um pouco. Deixe arrefecer até chegar à temperatura ambiente. Reserve um pouco do puré para colocar por cima da mousse.

5. Hidrate a gelatina num pouco de água fria. Bata as natas com o açúcar até ficarem bem firmes. Envolva-as na custard aos poucos, com movimentos suaves, até obter um creme homogéneo. 

6. Escorra maior parte da água da gelatina e leve a gelatina ao microondas por alguns segundos até derreter. Adicione a gelatina ao preparado das natas, juntamente com o puré de nectarina, e envolva tudo bem com um batedor de varas.

7. Distribua a mousse por taças ou copos e leve ao frigorífico por 2 a 3 horas para ficar mais sólida. Distribua um pouco do puré de nectarina reservado por cima e decore a gosto. Coloque de novo no frigorífico e sirva fresco.

 

7 comentários:

  1. Olha que em mousse me parece que não deixou nada a desejar! Está fantástica! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Apesar de não chegar a ser bavaroise, o resultado não foi nada desapontante :)

      Eliminar
  2. Olá Claúdia,
    olha que a tua mousse improvisada tem um aspeto maravilhoso! E deve ter ficado saborosíssima, de certeza!
    Um enorme obrigado teres aceite o meu convite para o mês de julho também. Adorei a tua sugestão, tão perfeita para estes dias de calor (infernal!)
    Beijinho enorme!!
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Realmente ficou uma boa sobremesa para o Verão, apesar de não ser uma bavaroise como pretendia :)

      Eliminar
    2. Interessa é que tenha ficado boa de sabor ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que espectáculo, essa mousse fica simplesmente perfeita :)

    ResponderEliminar