quarta-feira, 6 de julho de 2016

Cooking with the Stars #8: Janet Leigh's Gâteau Doré

 

Gâteau Doré significa, literalmente, bolo dourado. É um bolo de sabor simples, com uma boa consistência, principalmente o topo que fica quase caramelizado. Fica bom acompanhado simplesmente com uma chávena de chá, mas delicioso servido com uma bola de gelado de baunilha.

Este bolo funciona como celebração do aniversário de Janet Leigh, actriz talvez mais conhecida por Psycho (1960), papel pelo qual recebeu um Globo de Ouro para Melhor Actriz Secundária, que faria hoje 89 anos. Ainda não vi muitos filmes desta actriz, mas recomendo (além de Psycho) Little Women (1949) e Holiday Affair (1949).

Ingredientes

½ chávena de manteiga amolecida
1 chávena de açúcar
4 gemas, batidas ligeiramente
1 colher de chá de extracto de baunilha
½ chávena de leite
2 chávenas de farinha com fermento
3 colheres de chá de fermento em pó

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2. Bata a manteiga até bem cremosa. Adicione o açúcar e continue a bater até obter um creme fofo e pálido. Junte as gemas e a baunilha e bata novamente.

3. Vá juntando o leite alternadamente com a mistura da farinha e do fermento (peneirada), envolvendo com uma espátula até obter uma massa homogénea.

4. Unte uma forma rectangular com manteiga e polvilhe com farinha. Verta a massa na forma, alise o topo e leve ao forno por 35-45 minutos ou um palito inserido no centro sair limpo e o bolo estiver bem dourado. Sirva o bolo morno com uma bola de gelado de baunilha por cima.


Ingredients

½ cup butter
1 cup of sugar
4 egg yolks, lightly beaten
1 teaspoon vanilla extract
½ cup milk
2 cups cake flour
3 teaspoons baking powder

Instructions

1. Preheat oven to 180ºC. 

2. Cream butter well, then add sugar, and continue beating until creamy and fluffy. Add yolks and vanilla and beat thoroughly. Then add milk alternately with the sifted flour and baking powder mixture, mixing well with a spatula.

3. Pour into greased and floured rectangular baking pan. Bake for 35-45 minutes or until a skewer inserted into the center comes out clean and cake is golden brown. Serve warm with a scoop of vanilla ice cream.

2 comentários: