sexta-feira, 1 de julho de 2016

Bolo de Coco e Ananás Cristalizado | Coconut & Candied Pineapple Cake


Bolo de coco é um clássico. Este é acentuado por ananás cristalizado e creme de coco batido, o que lhe dá um toque mais decadente. É um bolo de fim-de-semana com sabores perfeitos para o Verão.

O ananás cristalizado não é essencial, eu usei porque tinha um restinho aqui em casa. Podem usar pedacinhos de ananás em calda ou simplesmente omitir. Quando ao creme de coco, apesar de utilizar só para servir, recomendo bastante. É cremoso e fresco, com um sabor leve a coco, e combina na perfeição com este bolo. É uma delícia!

Ingredientes

175 g de manteiga amolecida
250 g de açúcar
4 ovos
10 colheres de sopa de leite de coco
raspa de 1 limão
1 colher de chá de extracto de baunilha
250 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
9 colheres de sopa de coco ralado
55 g de ananás cristalizado em cubinhos
creme de coco batido para servir

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte um forma de bolo inglês com manteiga e forre com papel vegetal.

2. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione os ovos um a um, batendo sempre entre cada adição.  Adicione o leite de coco, a raspa de limão e a baunilha e bata por alguns segundos para misturar.

3. Peneire a farinha com o fermento e adicione à mistura anterior juntamente com o coco, envolvendo tudo muito bem com uma espátula. Por fim, junte o ananás cristalizado e envolva.

4. Verta a massa na forma e leve ao forno por 1 hora ou até um palito inserido no centro sair limpo.

5. Sirva o bolo com creme de coco batido. Para isso, leve a lata de leite de coco ao frigorífico durante pelo menos 24 horas. Retire, abra a lata e, com um colher, remova a "nata" do coco. Bata com açúcar a gosto até firme e está pronto. Leve ao frigorífico se quiser mais sólido. Pode também simplesmente comprar creme de coco, que já se encontra à venda separado.


Ingredients

175 g softened butter
250 g sugar
4 eggs
10 tablespoons coconut milk
zest of 1 lemon
1 teaspoon vanilla extract
250 g flour
1 teaspoon baking powder
9 tablespoons desiccated coconut
55 g candied pineapple in small cubes
whipped coconut cream to serve

Instructions

1. Preaheat oven to 180ºC. Grease and line a rectangular baking pan with parchment paper.

2. Beat butter and sugar until creamy and pale. Add eggs one a time, beating between each addition. Add in coconut milk, lemon zest and vanilla and beat for a few more seconds.

3. Sift flour with baking powder and add to the previous mixture, together with desiccated coconut. Mix well with a spatula until smooth. Lastly, fold in candied pineapple pieces.

4. Pour batter into the pan bake for 1 hour or until a toothpick inserted in the cake comes out clean.

5. Serve with whipped coconut cream. For this, place a can of coconut milk in the fridge for at least 24 hours. Open the can and scoop out all the coconut cream which formed on top. Beat it with sugar to taste until stiff peaks form and it's ready to use. If you want, store in the fridge to set. You can also simply buy coconut cream, which is available by itself in stores.

6 comentários: