segunda-feira, 4 de julho de 2016

Açorda de Bacalhau com Ovo Escalfado

 

Antes de fazer esta açorda de bacalhau, nunca tinha experimentado este prato tão típico português que é a açorda. Para primeira experiência, não foi nada má. Até achei um prato interessante, com um pequeno problema de gosto pessoal: é que eu não sou grande fã de alho, e açorda costuma ser rica em alho. A receita original (que é da Filipa Gomes e podem encontrar aqui), pedia 5 dentes de alho, mas eu, já sabendo que não ia gostar com tanto alho, reduzi para 2. Claro que se vocês forem grandes fãs deste aromático vegetal (raiz? bolbo?), usem quanto quiserem. Eu, entretanto, aqui fico com uma açorda de sabor mais suave.


Ingredientes

1 posta grande de bacalhau
1 folha de louro
1 L de água
3 carcaças (cerca de 200 g)
azeite q.b.
2 dentes de alho
1 molhinho de salsa picada
1 tomate maduro
2 ovos
sal e pimenta q.b.

Preparação

1. Coza o bacalhau com o louro. Separe em lascas e reserve a água da cozedura.

2. Aqueça azeite num tacho, junte o alho picado e a salsa e deixe fritar um pouco.

3. Corte o tomate aos cubos e junte ao tacho. Mexa para fritar e tomar sabor e tempere com sal e pimenta.

4. Junte o bacalhau e o pão em migalhas grosseiras. Mexa para incorporar e acrescente a água de cozer o bacalhau até obter a consistência desejada. 

5. Assim que levantar fervura, junte os ovos e tape para escalfarem. Quando estiverem no ponto desejado, retire do lume, regue com um fio de azeite e polvilhe com salsa fresca.

1 comentário:

  1. Quando era pequena a minha mãe obrigava-me a comer açorda e eu detestava, o meu marido um dia fez uma de bacalhau e gostei .
    Mas esta ficou com um aspecto super delicioso, adorava provar.
    Boa semana

    ResponderEliminar