sábado, 25 de junho de 2016

Bolo de Maçã | Apple Cake

 

A receita original deste bolo (que encontrei aqui) atribui-lhe o título de Best Apple Cake, e agora que o provei duas vezes, posso confirmar que, se não é o melhor bolo de maçã de sempre, é o melhor que já provei. O sabor é delicioso, a textura óptima e a combinação da maçã com o açúcar e canela é, como sempre, perfeita. Além disso, o modo de preparação é muito simples: é só juntar todos os ingredientes num recipiente e misturar bem. Está feito!

Este bolo tem algumas particularidades que achei interessante; primeiro, utiliza azeite em vez do comum óleo ou manteiga, o que o faz um pouquinho mais saudável. Segundo, inclui sumo de laranja, o que nunca tinha visto num bolo de maçã. Finalmente, é um bolo às camadas, o que não dá para perceber pelas fotografias. No meio do bolo há uma camada deliciosa de fatias de maçã polvilhadas com açúcar e canela, tal como no topo do bolo.

Para pincelar o bolo eu fiz geleia com as cascas das maçãs, mas pode perfeitamente utilizar geleia de compra ou até não utilizar nada. O bolo fica delicioso de qualquer maneira. Aproveite enquanto ainda não está muito calor para fazer este bolo, ou então guarde a receita até ao Outono. De certeza que a irei repetir nessa altura!

Ingredientes

3 maçãs Fuji
1 colher de chá (cheia) de farinha sem fermento

3 chávenas de farinha sem fermento
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de sal
2 chávenas de açúcar
1 chávena de azeite
4 ovos
2 ½ colheres de chá de extracto de baunilha
¼ chávena de sumo de laranja

3 colheres de sopa de açúcar + 1 colher de sobremesa de canela

Geleia
cascas e centro das maçãs
3 colheres de sobremesa de açúcar
1 colher de chá de frutose 
1 estrela de anis
1 cravinho
½ pau de canela
2 colheres de sopa de água


Preparação

1. Descasque as maçãs, retire o centro e corte-as em meias-luas. Envolva-as na farinha e reserve.

2. Pré-aqueça o forno a 150ºC. Unte uma forma de buraco com manteiga e reserve.

3. Num recipiente, misture a farinha, o fermento, o sal, açúcar, o azeite, os ovos, a baunilha e o sumo de laranja e envolva tudo muito bem com uma colher de pau ou uma espátula até obter uma massa homogénea e cremosa.

4. Verta metade da massa na forma e polvilhe com um pouco da mistura de açúcar e canela. Distribua metade das maçãs por cima de forma circular para cobrir a massa e polvilhe com mais açúcar e canela. Verta o resto da massa, polvilhe com açúcar e canela, coloque o resto da maçã e termine com o resto da mistura de açúcar e canela.

5. Leve ao forno durante 1 hora e 40 minutos, verificando sempre a cozedura com um palito até que este saia seco.

6. Enquanto o bolo está forno, faça a geleia combinando todos os ingredientes num tachinho e levando ao lume para ferver durante 20 minutos até engrossar. Deixe arrefecer um pouco antes de coar, pressionando bem as cascas de maçã, para obter o máximo de geleia.

7. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer durante 20 minutos antes de desenformar. Quando o bolo estiver frio, pincele com a geleia e está pronto a servir.


Ingredients

3 Fuji apples
1 heaped teaspoon all-purpose flour

3 cups all-purpose flour
1 tablespoon baking powder
1 teaspoon salt
2 cups sugar
1 cup olive oil
4 eggs
2 ½ teaspoons vanilla extract
 ¼ cup orange juice

3 tablespoons sugar + 1 dessert spoon cinnamon

Glaze
apple cores and peel
3 dessert spoons sugar
1 teaspoon fructose
1 star anise
1 clove
½ cinnamon stick
2 tablespoons water

Instructions

1. Peel and core the apples. Slice them into half-moons and gently toss them with the flour.

2. Preheat oven to 150ºC. Grease a tube pan with butter.

3. In a bowl, combine flour, baking powder, salt, sugar, olive oil, eggs, vanilla and orange juice and mix thoroughly with a wooden spoon or a spatula until smooth.

4. Pour half the batter into cake pan and sprinkle some cinnamon sugar over it. Arrange half of the apple slices in a circular shape to cover the batter and sprinkle with more cinnamon sugar. Pour remaining batter on top, sprinkle with cinnamon sugar, arrange remaining apple slices and sprinkle with the rest of the cinnamon sugar.

5. Bake for 1 hour 40 minutos or until a toothpick/skewer inserted into the cake somes out clean.

6. While cake is in the oven, make the glaze by placing all ingredients into a sauce pan and heating it until it boils for 20 minutes or until it thickens into a sort of jelly. Let it cool for a few minutes and then strain it, pressing apple pieces with a spatula and then discarding them.

7. Remove cake from oven and let it cool down for 20 minutes before turning out. When cake is completely cooled, brush it evenly with the jelly.

2 comentários:

  1. Eu que adoro bolos de maçã, já fiquei de água na boca, pois o aspecto é brutal!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar