domingo, 15 de maio de 2016

Angel Food Cake


Angel Food Cake é um bolo feito à base de claras com adição de outros ingredientes básicos, farinha e açúcar, muitas vezes com extracto de baunilha. Este bolo teve origem nos Estados Unidos, tornou-se popular no final do século XIX e é hoje em dia um verdadeiro clássico da doçaria deste país.

Já vi muitas, muitas receitas diferentes para a confecção deste bolo, sempre com dicas e truques que várias vezes se contradizem uns aos outros. A receita que escolhi (infelizmente não me lembro onde a encontrei) foi baseada simplesmente na quantidade de claras necessária, visto que queria desperdiçar o menor número possível delas. Na verdade, este bolinho já foi feito na Páscoa para aproveitar as claras que sobraram do toucinho do céu com amêndoas, e assim evitou-se o desperdício e fez-se um bolo simples e delicioso para tornar a mesa ainda mais bem recheada. Decorei com um glacé simples feito com umas colheres de sopa de açúcar em pó misturado com um pouquinho de leite e com cerejas cristalizadas. Imagino que fica também muito bom com fruta fresca e/ou natas batidas.

Se por acaso tiverem claras guardadas no congelador, aconselho a experimentarem este bolo de sabores simples e textura leve, que apesar da sua reputação de "bolo temperamental" para o qual é preciso muitos cuidados para não baixar, ficar com uma textura desagradável, etc., eu achei simples. E foi esta a primeira vez que o fiz. Sorte de principiante? Talvez...


Ingredientes

- ¾ + ¾ chávena de açúcar (1 ½ no total)
- 1 chávena de farinha
- 1 ½ chávena de claras (11-13 ovos)
- ¼ colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de chá de extracto de baunilha

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 160ºC.

2. Misture ¾ chávena de açúcar com a farinha e peneire três vezes.

3. Bata as claras com o sal até ficarem espumosas. Junte o sumo de limão e a baunilha e bata mais um pouco até ficarem opacas. Junte o restante açúcar e bata bem até obter picos suaves (não em castelo).

4. Adicione a mistura de farinha e açúcar à mistura anterior aos poucos, envolvendo bem com um espátula com movimentos suaves. "Corte" bem a massa para ter a certeza que não se formam grumos de farinha, mas sempre com cuidado para não libertar o ar.

5. Verta a massa numa forma com buraco (sem untar nem enfarinhar) e leve ao forno por 45-50 minutos. Retire do forno e vire a forma ao contrário sobre uma superfície e deixe arrefecer por 1 hora. Para desenformar, bata com a forma do bolo numa tábua de madeira para que os lados descolem. Passe uma faca para ajudar. Desenforme, decore a gosto e sirva.

------------------------------------------------

Ingredients

- ¾ + ¾ cup sugar (1 ½ cups total)
- 1 cup flour
- 1 ½ cup egg whites (11-13 eggs)
- ¼ teaspoon salt
- 1 tablespoon lemon juice
- 1 teaspoon vanilla extract

Instructions

1. Preheat oven to 160ºC.

2. Mix ¾ cup sugar with the flour and sift it three times.

3. Beat egg white with salt until frothy. Add lemon juice and vanilla and beat again until they become opaque. Add remaining sugar and beat well until soft (not stiff) peaks form.

4. Add flour and sugar mixture a little at a time and fold it in carefully with a spatula. Make sure to "cut" the batter to avoid forming pockets of flour, but be careful not to deflate the egg whites.

5. Pour batter into a tube pan (not greased or floured) and bake for 45-50 minutes. Remove from the oven, turn the pan upside down on a tall wire rack and let it cool down for 1 hour. To turn out the cake, beat the pan against a wooden board and then pass a knife around the edges of the cake to remove it from the pan.

8 comentários:

  1. Adoro angel food cake! É leve, fofo, delicioso! Outro dia roubei à minha mãe a antiga forma dela de angel food cake! Ainda não a usei mas qualquer dia tenho de pôr mãos à obra pois tenho imensas saudades deste bolo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. nunca fiz, tem demasiadas claras, como não costumo fazer nada que use tantas gemas, nunca dei por ter tal quantidade de claras no congelador.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, leva muitas claras, mas encontram-se sempre receitas que levam apenas 5 ou 6 claras, se por acaso gostasse de experimentar :)

      Eliminar
  3. Adoro este bolo!
    É maravilhoso em termos de sabor e consistência e com a mais valia de ser muito versátil para adicionarmos os toppings que gostarmos.
    Ficou lindíssimo
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom simples, agora tenho de experimentar com outros sabores e outros toppings!

      Eliminar
  4. Eu tenho sempre imensas claras congeladas, mas nunca me dá para fazer bolos, vou sempre para as pavlovas...
    Adoro o aspecto destes bolos e é parvoíce nunca os fazer.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso eu sou ao contrário, normalmente uso as claras em bolos! Nunca fiz uma pavlova, mas acho que vai ser o destino de umas quantas claras que tenho aqui pelo congelador :)

      Eliminar