sábado, 2 de abril de 2016

Peru Assado com Laranja | Roasted Orange Turkey


Esta é uma receita com uma lista de ingredientes curta, mas não lhe falta sabor. É uma óptima maneira de cozinhar peru, e além da marinada e do tempo de espera, o trabalho propriamente dito não é muito. É um prato perfeito para um almoço de fim-de-semana e sem dúvida a minha forma preferida de preparar peru.

Ingredientes

- 1 perna de peru pequena
- 1 cebola
- 2 laranjas
- 1,5 dl de azeite
- 1,5 dl de vinho branco
- 1,5 dl de água
- 1 folha de louro
- batatas pequenas q.b.
- pimentão doce, sal, pimenta e salsa q.b.

Preparação

1. Coloque o peru num recipiente, corte a cebola e as laranjas em meias-luas e distribua por cima. Regue com azeite, vinho branco e água e tempere com pimentão, sal e pimenta e aromatize com louro e salsa. Deixe marinar de um dia para o outro.  

2. Transfira o peru para um pirex juntamente com a marinada, mas retire as rodelas de laranja. 
Distribua batatinhas em volta do peru e leve ao forno a 180ºC durante 40 minutos, virando a perna de peru aos 20 minutos para cozinhar uniformemente de cada lado. Aumente a temperatura para 200ºC e deixe tostar durante 10 minutos. Sirva com arroz branco.


(In English)

Ingredients

- 1 small turkey leg
- 1 onion
- 2 oranges
- 1,5 dl olive oil
- 1,5 dl white wine
- 1,5 dl water
- 1 bay leaf
- small potatoes
- sweet paprika, salt, pepper and parsley to taste

Instructions

1. Put turkey in a large container, slice onions and oranges into half-moons and lay them on top. Pour olive oil, white wine and water over it. Season with sweet paprika, salt, pepper, bay leaf and parsley. Let it marinate overnight. 

2. Transfer turkey into an oven tray together with the marinade, removing orange slices. Lay potatoes around it and roast at 180ºC for 40 minutes, turning the turkey over halfway through to cook evenly. Turn heat up to 200ºC and roast for an additional 10 minutes. Serve with white rice.

2 comentários:

  1. O peru está bom, mas as batatinhas estão mesmo a fazer-me salivar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. As batatinhas ficam mesmo muito boas :)

      Eliminar