segunda-feira, 4 de abril de 2016

Minestrone


Minestrone é uma sopa de origem italiana confeccionada com vários vegetais da época, à qual frequentemente se adiciona massa ou arroz. Ingredientes comuns incluem feijão, cebola, aipo, cenoura, caldo (de legumes ou de carne) e tomate. As origens do minestrone pré-datam a formação do Império Romano, numa altura em que a dieta local era maioritariamente vegetariana, incluindo alimentos como cebolas, lentilhas, couve, favas, cenouras, cogumelos e nabos. Durante este período, o prato principal de uma refeição era aquilo a que se chamava pulte, umas simples papas preparadas com farinha de espelta cozida em água com sal, às quais se adiciona quaisquer vegetais que estivessem disponíveis.

Por volta do século II a.C., quando Roma monopolizou as suas rotas comerciais, uma grande diversidade de produtos chegou à cidade e transformou a dieta dos seus habitantes, principalmente como a adição de carnes, incluindo como caldo para sopas. Ao mesmo tempo, a farinha de espelta foi removida das sopas em favor do pão, introduzido pelos Gregos, e as pultes tornaram-se numa refeição para os pobres. De facto, em Itália, o minestrone pertence a um estilo de culinária designado por
cucina povera, literalmente “cozinha pobre,” ou seja, pratos que têm uma origem rústica e rural. 

Um livro de culinária romana datado do século IV ou V, De Re Coquinaria, descreve uma sopa chamada polus, a qual remonta ao ano 30 d.C. e é confeccionada com farro, grão-de-bico, favas, cebolas, alho, gordura e couve. À medida que os ingredientes e hábitos gastronómicos italianos mudaram, assim também mudou o minestrone. No século XVI, o tomate e batata vindos da América foram introduzidos no minestrone, tornando-se em dois dos principais ingredientes na sua confecção hoje em dia.

O minestrone é um prato reconfortante, bom para dias mais frios e chuvosos. É também muito versátil, podendo ser feito com qualquer legume da época. A receita de minestrone que costumo fazer é baseada na que encontrei aqui, com mais ou menos algum legume, diferentes tipos de feijão, couve ou massa, e fica sempre deliciosa.


 Ingredientes

- 2 colheres de sopa de azeite
- 3 fatias de presunto (ou bacon)
- 1 cebola picada
- 1 chávena de batata doce em cubinhos
- 1 cenoura em cubos
- 1 chávena de courgette em pedaços (usei congelada)
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 2 tomates
- 5 chávenas de caldo de legumes
- 1 folha de louro
- ½ chávena de massa curta a gosto
- 1 chávena de feijão catarino cozido
- 1 chávena de couve galega em juliana
- sal e pimenta q.b.

Preparação

1. Aqueça o azeite num tacho grande em lume médio. Junte o presunto em tirinhas e cozinhe por alguns minutos. Junte a cebola, a batata doce, a cenoura, a courgette, o alho e o tomilho. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até os vegetais começarem a amolecer, mexendo ocasionalmente. 

2. Adicione os tomates em pedaços, o caldo de legumes e o louro. Aumente o lume e deixe ferver.
Baixe o lume e deixe esfervilhar por 15 minutos. Junte a massa e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até a massa ficar cozida e os vegetais tenros.   

3. Junte a couve e o feijão e deixe cozinhar por alguns minutos até a couve ficar cozida e o feijão quente. Rectifique os temperos e se a sopa estiver muito grossa, junte mais caldo.   

4. Retire do lume, remova a folha de louro e deixe arrefecer por alguns minutos antes de servir.

 

(in English)

Ingredients

- 2 tablespoons olive oil
- 3 slices 'presunto' (similar to prosciutto) or bacon
- 1 onion, chopped
- 1 cup sweet potato, in small cubes
- 1 carrot, chopped
- 1 cup zucchini, chopped (I used frozen)
- 2 garlic cloves, minced
- 1 teaspoon dried thyme
- 2 tomatoes
- 5 cups vegetable stock
- 1 bay leaf
- ½ cup short-cut pasta of your choice
- 1 cup pinto beans, cooked
- 1 cup collard greens, julienned
-  salt and pepper to taste

Instructions 

1. Heat olive oil in a pan over medium heat. Add prosciutto cut into thin strips and cook for a few minutes. Add the onion, sweet potato, carrot, zucchini, garlic, and thyme. Season with salt and pepper and let it cook, stirring occasionally until the vegetables begin to soften. 

2. Add chopped tomatoes, vegetable broth and bay leaf. Turn up the heat, bring to a boil and let it simmer for 15 minutes. Add pasta and continue to cook until pasta is done and vegetables are tender. 

3. Add collard greens and beans and cook until greens are tender and beans are heated through. Adjust seasonings to taste. If it's too thick, add more vegetable broth.

4. Remove from heat, discard bay leaf and let it cool for a few minutes before serving.

7 comentários:

  1. É uma sopa que aconchega a alma e o estômago! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma sopa dessa para mim já era uma refeição completa.
    Ficou excelente
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, também a como sempre como refeição completa. É deliciosa e muito nutritiva :)

      Eliminar
  3. É o tipo de sopa que me pode perfeitamente servir de jantar. Gosto muito!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que apetitoso ficou o teu minestrone. Uma cor linda e super convidativa!!
    Estávamos mesmo em sintonia hoje, lol!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! É verdade, estávamos em sintonia :)

      Eliminar