sábado, 30 de abril de 2016

Gnocchi Gratinado (2 receitas em 1)

Aqui estão duas maneiras diferentes de preparar gnocchi, ambas com molho de tomate e gratinadas no forno. A receita de gnocchi que apresento dá para uma refeição para 4 pessoas, mas eu escolhi congelar metade dos gnocchi antes de serem cozidos e assim preparei duas refeições diferentes para duas pessoas. 

Gnocchi

Ingredientes

- 1 kg de batatas "farinhentas"
- 1 ovo levemente batido
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de noz-moscada
- 300-350 g de farinha

Preparação

1. Coza as batatas até conseguir espetar uma faca sem que ofereça resistência. (Normalmente recomenda-se que se cozam inteiras e com casca, mas eu cozi descascadas e em quartos, o que penso que fez com que eu precisasse de mais farinha.) Escorra bem as batatas e deixe arrefecer até ficarem frias o suficiente para tocar com as mãos. 

2. Esmague as batatas com um passe-vite ou simplesmente com um garfo (recomenda-se que não utilize um processador de alimentos). Enquanto ainda estiverem quentes, adicione o ovo, o sal e a noz-moscada e misture com um garfo. Vá incorporando a farinha aos poucos até obter uma massa macia e moldável que não se colhe muito às mãos (quanto menos farinha acrescentar, mais leves ficam os gnocchi).

3. Polvilhe generosamente uma superfície com farinha e coloque a massa por cima, polvilhando o topo com mais farinha. Divida a massa em várias partes e role-a em cilindros não muito grossos. Corte em pequenos pedaços em forma de rectângulos (pequenas almofadinhas) com uma faca afiada. Distribua por cima de um tabuleiro polvilhado com farinha para evitar que colem.

4. Agora pode cozer imediatamente ou congelar. Para cozer, ferva uma quantidade abundante de água e tempere com sal. Adicione os gnocchi, não muitos de cada vez, à água e deixe ferver até que venham à superfície. Deixe cozinhar por alguns segundos e estão prontos. Se congelar, leve ainda no tabuleiro ao congelador até ficarem bem firmes e depois transfira para um saquinho ou para um tupperware, colocando novamente no congelador até querer usar. Para cozer depois de congelar, coloque-os em água a ferver ainda congelados (poucos de cada vez) e espere até que venham à superfície, o que irá demorar mais tempo do que se fossem frescos.


I

Gnocchi à Mediterrânica


Ingredientes

- ½ receita gnocchi
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- ¼ chávena de aipo picado
- ½ chávena de pimento vermelho e laranja picado
- 1 chávena de tomate em pedaços enlatado
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 5 grãos de pimenta preta esmagados
- 1 colher de chá rasa de manjericão seco
- sal q.b.
- 1 pitada de açúcar
- ½ chávena de azeitonas pretas picadas grosseiramente
- 1 chávena de queijo Parmigiano-Reggiano ralado


Preparação

1. Refogue a cebola no azeite e deixe cozinhar até amolecer e ficar translúcida. Junte o alho, o aipo e os pimentos e deixe cozinhar até a cebola ficar ligeiramente dourada.

2. Adicione o tomate em lata e polpa de tomate e misture bem. Tempere com sal e aromatize com manjericão. Adicione também uma pitada de açúcar para cortar a acidez do tomate. Mexa bem e cozinhe por 5-10 minutos até engrossar. Junte as azeitonas e misture. 

3. Por fim adicione os gnocchi e envolva-os bem no molho. Retire do lume e envolva metade do queijo até que este derreta. Coloque os gnocchi num pirex, polvilhe com o restante queijo e leve ao forno por 15 minutos para gratinar.


II

Gnocchi Gratinado com Queijo Mozzarella


Ingredientes

- ½ receita gnocchi
- 2 colheres de sopa de azeite 
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 chalotas roxas em meias-luas
- 1 pimentinho vermelho e laranja às tirinhas
- 3 fatias de bacon em tirinhas
- ½ chávena de cogumelos laminados
- 1 chávena de molho de tomate com manjericão caseiro
- sal e pimenta q.b.
- 1 bola de queijo mozzarella de búfala


Preparação

1. Refogue as chalotas no azeite e na manteiga até ficarem translúcidas. Junte o pimento e deixe fritar até a cebola ficar dourada.

2. Junte o bacon e frite um pouco. Junte os cogumelos e envolva bem, deixando cozinhar um pouco. Junte o molho de tomate, misture e deixe ferver.

3. Adicione gnocchi e envolva bem no molho. Tempere com sal e pimenta. Coloque num pirex, distribua o queijo mozzarella em pedacos por cima e leve ao forno por 15-20 ou até o queijo mozzarella derreter e ficar levemente dourado.

2 comentários:

  1. Gostei de ambas mas a primeira fez-me logo salivar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. a única vez que comi gnocchi detestei, mas lá está, não foram caseiros. acho que tenho de tentar novamente, e fazer em casa.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar