domingo, 27 de março de 2016

Toucinho do Céu com Amêndoas


Este delicioso toucinho vai ser a sobremesa de Páscoa de hoje. A receita é adaptada de uma revista Nova Cozinha Tradicional (nº 130), que utiliza avelãs em vez de amêndoas. Já experimentei das duas formas e dão as duas bons resultados.


Ingredientes

- 200 ml de água
- 600 g de açúcar
- 2 cascas de laranja
- 230 g de amêndoa sem pele moída
- 16 gemas
- manteiga e açúcar q.b.


Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 190ºC.

2. Coloque um tacho ao lume com a água, as cascas de laranja e o açúcar e deixe ferver por 2 minutos. Junte a amêndoa moída finamente e deixe ferver por mais 2 minutos.

3. Retire do lume, remova as cascas de laranja e reserve-as. Deixe arrefecer um pouco. Envolva as gemas uma de cada vez, mexendo sempre vigorosamente.

4. Unte uma forma redonda (23 cm de diâmetro) com margarina e polvilhe com açúcar. Verta a massa na forma e leve ao forno em banho-maria durante cerca de 40 minutos.

5. Deixe o toucinho arrefecer dentro do forno. Coloque também as cascas de laranja no forno para secarem. Desenforme e decore com fios de ovos (usei caseiros) e as cascas de laranja picadas.


Boa Páscoa!

5 comentários:

  1. Que lindo, fica mesmo perfeito para esta época. Ficou mesmo fantástico, ADOREI!

    ResponderEliminar
  2. Que visão maravilhosa! :) Ficou com aquele ar bem típico.
    Adoro doces com amêndoa, curiosamente toucinho do céu não costumo fazer. Cá em casa fazemos muito a Tarte de Lamego por ser mais ligeiro.
    Ficou lindo este doce.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Este é, realmente, um doce um bocadinho pesado, pois leva bastantes gemas e açúcar, mas em doses mais pequenas é absolutamente delicioso :)

      Eliminar
  3. Eu nem tenho palavras!!! Acho que mergulhava de boca aberta dentro deste toucinho do céu!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar