domingo, 6 de março de 2016

Tarte de Delícias do Mar


Mais uma tarte salgada para acrescentar à (pequena) colecção, que de certeza vai continuar a crescer. Tartes salgadas e quiches são das minhas refeições preferidas, tanto de fazer como de comer, e esta ficou muito boa, diferente do habitual por incluir delícias do mar, ingrediente que nunca tinha colocado num deste género de pratos.

Ingredientes

Massa
- 130 g de farinha sem fermento
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de manteiga com sal
- ¼ chávena + 3 colheres de sopa de água fria

Recheio
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 cebola em meias-luas
- 3 alhos-franceses baby em rodelas
- 1 pimentinho laranja em tirinhas
- 2 raminhos de tomilho fresco
- 9 delícias do mar
- sal q.b.
- 2 ovos
- ½ chávena de leite


Preparação

1. Para a massa, comece por misturar a farinha, o sal e a manteiga com as mãos até obter "migalhas" grossas e a manteiga ficar bem distribuída. Adicione a água aos poucos, amassando sempre até obter uma massa homogénea e moldável. Leve ao frigorífico por 30 minutos. Forre uma tarteira com a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos.
2. Para o recheio, refogue a cebola na manteiga e no azeite até ficar translúcida. Adicione o alho-francês e deixe refogar até a cebola ficar dourada. Junte o pimento e as folhinhas do tomilho e deixe cozinhar. Adicione as delícias do mar, cozinhe de cada lado até ficarem levemente douradas e tempere com sal. Desligue o lume.
3. Retire as delícias do refogado, reserve sete inteiras, corte as outras duas em rodelinhas e envolva-as no refogado. Bata os ovos com o leite, adicione o refogado e verta este recheio na tarteira. Disponha as delícias do mar inteiras por cima e leve ao forno por 20-25 minutos.

4 comentários: