sábado, 26 de março de 2016

Rolinhos com Creme de Pasteleiro e Chocolate


Estes rolinhos foram feitos à moda antiga, num forno de lenha, no mesmo dia em que se fez uns pães integrais e outros recheados com chouriço e queijo. Por isso é que ficaram tão tostadinhos (quero eu dizer, quase queimados), mas deliciosos. A massa ficou leve e fofa e o creme de pasteleiro com as "pepitas" de chocolate dá a um pão simples tipo brioche um ar de sobremesa. Depois de saírem do forno, é só pincelar com geleia e polvilhar com açúcar em pó e estão prontos a servir. 

Não tenho a certeza da temperatura nem do tempo de cozedura, visto que os fornos de lenha não se dão a essas exactidões, mas refiro aqui os valores que estavam na receita original de uma revista Mariana Culinária (n.º 59) dedicada à Páscoa.

Ingredientes

Massa
- 25 g de fermento de padeiro
- 120 ml de leite morno
- 450 g de farinha
- 80 g de açúcar
- 90 g de manteiga
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 colher de café de extracto de baunilha
- 1 ovo batido para pincelar

Recheio
- 250 ml de leite
- 50 g de açúcar
- 35 g de farinha
- 1 ovo
- 2 gemas
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 1 pitada de sal
- 100 g de chocolate em tablete (usei 70% cacau)


Preparação

1. Para a massa, comece por dissolver o fermento no leite morno. Separadamente, combine a farinha, o açúcar, a manteiga, os ovos, o sal e a baunilha. Verta o leite por cima e amasse tudo muito bem até obter uma massa homogénea que se despegue do recipiente. Cubra com um pano e deixe levedar num local quente até dobrar de volume (cerca de 2 horas).

2. Entretanto, faça o creme de pasteleiro. Leve ao lume um tacho com o leite até ferver. À parte misture o açúcar e a farinha e adicione o ovo, as gemas e o sal, mexendo com um batedor de varas até ficar homogéneo. Adicione algumas colheres do leite quente a esta mistura, mexendo vigorosamente para não cozer os ovos. Depois verta este preparado no restante leite lentamente, mexendo sempre, e leve novamente ao lume até o creme engrossar. Retire do calor, cubra o creme com película aderente e deixe arrefecer. Pique o chocolate grosseiramente e envolva no creme de pasteleiro quando este estiver frio.

3. Divida a massa em duas partes. Estenda cada parte formando dois rectângulos (não precisam de ser perfeitos) e espalhe o recheio com uma espátula em cada um. Enrole a massa sobre o creme, obtendo dois rolos. Corte a massa em rolinhos mais pequenos, tendo cuidado para que fiquem aproximadamente do mesmo tamanho. 
 
4. Coloque os rolinhos numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha, deixando um pouco de espaço entre cada um. Cubra com um pano e deixe levedar novamente durante cerca de 1 hora. 

5. Pincele os rolinhos com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 45 minutos. Retire e deixe arrefecer antes de pincelar com um pouco de geleia e/ou polvilhar com açúcar em pó.


1 comentário: