quinta-feira, 24 de março de 2016

Pão-de-Ló de Ovar

"Fazer uma viagem em busca do pão-de-ló genuinamente português leva-nos a conhecer destinos tão diversos como Alfeizerão, Alpiarça, Arouca, Ovar, Margaride, Rio Maior e Vizela. A base da receita é comum ao longo da aventura e passa por uma mistura de ovos, açúcar e farinha, para se obter uma massa fofa. O «segredo» de cada uma delas está nas quantidades de cada ingrediente, na técnica de levar ao forno e no tempo de cozedura."
in Os Mistérios do Abade de Priscos (Fortunato da Câmara, 2013)
"De grande fama e prestígio goza o pão-de-ló de Ovar. Com referências na tradição popular desde o século XVIII, confecciona-se batendo os ovos, com maioria de gemas, e o açúcar até obter um creme leve e claro. Depois junta-se a farinha, tendo o cuidado de a peneirar duas vezes. Vai a cozer em formas redondas e também barradas com papel."
in Doces da nossa vida (Virgílio Nogueiro Gomes, 2014)

Aqui está uma versão do clássico pão-de-ló de Ovar, sobremesa tradicional portuguesa perfeita para colocar na mesa de Páscoa. A receita é curtinha, mas o resultado final é delicioso.

Ingredientes

- 4 ovos
- 14 gemas
- 250 g de açúcar
- 70 g de farinha

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma de buraco com manteiga, forre com papel vegetal, unte novamente e polvilhe com um pouco de farinha.
2. Bata os ovos e as gemas com o açúcar e bata até dobrarem de volume. Adicione a farinha peneirada aos poucos e envolva suavemente. 
3. Verta a massa na forma e leve ao forno por 35 minutos ou até as bordas do bolo estiverem cozidas, mas o centro estiver húmido.
4. Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme. Não se preocupe em remover o papel vegetal, não é necessário.

4 comentários:

  1. Adoro pão de ló, e com o interior húmido é demais! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hum ki delicia vou me deliciar com sua receita.
    Parabéns essa receita e fantástica!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Hum ki delicia vou me deliciar com sua receita.
    Parabéns essa receita e fantástica!!!!!!!

    ResponderEliminar