domingo, 14 de fevereiro de 2016

Almost-Red Velvet Cupcakes


"[...] São Valentim, cuja data de martírio está associada ao dia dos namorados em diversos países, é lembrado porque se opôs ao imperador Cláudio II, que proibira os namorados de se casarem durante as guerras, sobre a alegação de que os solteiros lutavam melhor. Assim nasceu o dia de São Valentim (Valentine's Day) [...] celebrado a 14 de Fevereiro."
 in De onde vêm as palavras: origens e curiosidades da língua portuguesa (Deonísio da Silva, 2014)
"São Valentim foi presbítero em Roma e sofreu o martírio nos tempos de Cláudio II, século III. A morte ocorreu num dia 14 de Fevereiro. Júlio I, papa de 337 a 352, erigiu uma basílica no local do martírio e sepultura do santo, perto da Via Flamínia. O dia da sua morte, segundo um ditado medieval, abre a estação do amor pelas aves e daí que São Valentim se tivesse tornado o patrono dos namorados."
in Dicionário de Nomes Próprios (Orlando Neves, 2002)

Estes cupcakes eram suposto ser "red velvet", mas não ficaram assim lá muito vermelhos por falta de corante. Com duas colheres de sopa de corante a massa ficou bastante vermelha, mas depois de ir ao forno perdeu a cor. Por isso, se fizerem esta receita e quiserem um vermelho bem forte, aconselho a utilizarem maior quantidade de corante. No entanto, ficaram óptimos e combinam na perfeição com a cobertura. Podem encontrar a receita original destes cupcakes aqui.

Sobrou cerca de uma chávena da cobertura, que utilizei para adornar um café de Viena muito simples e que ficou absolutamente delicioso. Consistiu de 2 colheres de chá de café e 1 colher de chá de chocolate em pó dissolvidos em água quente, um pouco de natas líquidas por cima e 2 colheres de sopa generosas da cobertura de mascarpone. Se preferir algo mais doce, pode também acrescentar um pouco de açúcar ao café.

Ingredientes

- 2 ½ chávenas de farinha sem fermento
- 1 ½ chávena de açúcar branco
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- ¼ colher de chá de sal
- ¼ chávena de cacau em pó
- ¾ chávena de óleo vegetal
- 1 ½ chávena de buttermilk*
- 2 ovos grandes
- 1 colher de chá de vinagre de sidra
- 3 colheres de chá de extracto de baunilha
- 2 colheres de sopa de corante alimentar vermelho líquido

*misture 1 ½ chávena de leite com 1 ½ colher de chá de vinagre e deixe repousar por 10 minutos

Cobertura
- 300 g de queijo mascarpone
- 100 ml de natas
- 2 colheres de sopa + 1 colher de chá de açúcar branco

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre formas para queques com forminhas de papel.
2. Combine a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o sal e o cacau num recipiente e reserve.
3. Bata os ovos com o óleo com um batedor de varas até ficar tudo bem incorporado. Acrescente o vinagre, a baunilha e o buttermilk e misture bem.
4. Peneire os ingredientes secos para dentro do preparado anterior aos poucos, envolvendo bem com uma espátula. Acrescente o corante e mexa bem para distribuir.
5. Distribua a massa pelas formas e leve ao forno por 20 minutos ou até um palito inserido no centro sair limpo. Desenforme os queques e deixe arrefecer.
6. Para a cobertura, comece por bater o queijo mascarpone com 2 colheres de sopa de açúcar. Bata as natas com o restante açúcar até ficarem bem firmes. Envolva as natas no mascarpone suavemente utilizando uma espátula. Decore os cupcakes com este creme utilizando um saco de pasteleiro.


(In English)

These cupcakes were meant to be red velvet, but apparently I didn't add enough food coloring for them to have a strong color. The cupcake batter was very red, but when the cupcakes came out of the oven they had a reddish-brown color, so if you'd like to try this recipe I'd recommend you use more food coloring. However, they turned out delicious and the frosting complemented them perfectly. You can find the original recipe here.

There was about a cup of frosting leftover so I used it in a very easy and delicious Vienna coffee, made by dissolving 2 teaspoons of instant coffee and 1 teaspoon of powdered chocolate in hot water and topping it off with a little cream and a few generous dollops of the frosting. If you'd like it to be a bit sweeter add some sugar in with the coffee.

Ingredients

- 2 ½ cups all-purpose flour
- 1 ½ cup white sugar
- 1 teaspoon baking soda
- ¼ teaspoon salt
- ¼ cup unsweetened cocoa powder
- ¾ cup vegetable oil
- 1 ½ cups buttermilk*
- 2 large eggs
- 1 teaspoon cider vinegar
- 3 teaspoons vanilla extract
- 2 tablespoons liquid red food coloring

* mix 1 ½ cups milk with 1 ½ teaspoons vinegar and let it rest for 10 minutes

Frosting
- 300 g mascarpone
- 100 ml whipping cream
- 2 tablespoons + 1 teaspoon white sugar

Instructions

1. Preheat oven at 180ºC and line a cupcake pan with paper baking cases. 
2. Combine flour, sugar, baking soda, sal and cocoa powder in a bowl and set aside.
3. Whisk eggs and oil together. Add buttermilk, vinegar and vanilla and whisk again.
4. Sift dry ingredients into wet ingredients a little at a time and mix well with a spatula. Add food coloring and combine thoroughly to distribute evenly.
5. Pour batter into cupcake pan and bake for 20 minutes or until a toothpick inserted in the center comes out clean.
6. To make frosting, start by beating mascarpone with 2 tablespoons sugar. Beat cream with remaining sugar until stiff peaks start to form. Gently fold cream into mascarpone mixture. Pipe frosting onto the cupcakes and decorate them however you'd like.


Feliz Dia de S. Valentim!
Happy Valentine's Day!

2 comentários:

  1. Isso também me aconteceu uma vez, acho que o corante em gel é mais eficaz. Mas mesmo assim acho que estão lindos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também acho que em gel seria mais eficaz, mas infelizmente não consegui encontrar... Mas ficaram deliciosos de qualquer maneira :)

      Eliminar