quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Pudim de Bolo-Rei


Apesar de já estarmos num novo ano, aqui no blog continuamos ainda um pouco dentro do espírito festivo com esta sobremesa de aspecto natalício. Esta receita é perfeita para gastar o bolo-rei de sobra quer do Natal, quer deste Dia de Reis. O bolo-rei que utilizei aqui foi congelado na altura do Natal depois de retiradas as frutas do topo e foi descongelado ontem, ficando com a consistência perfeita para um pudim de pão.

As frutas cristalizadas ficaram um pouco caramelizadas, quase como rebuçados, devido ao calor e ao açúcar colocado por cima, o que faz um contraste interessante com o resto do pudim. É uma sobremesa simples de fazer que irá agradar a todos que gostam de bolo-rei (e provavelmente até àqueles que não gostam).

Ingredientes

- 500 g de bolo-rei
- margarina líquida para barrar
- frutas cristalizadas picadas q.b.
- 150 ml de leite
- 200 ml de natas
- 5 ovos
- 5 colheres de sopa de açúcar
- raspa de 1 limão
- 2 colheres de sopa de vinho do Porto
- açúcar mascavado claro, canela  e açúcar em pó q.b.

Preparação

1. Retire a fruta cristalizada do topo do bolo-rei e pique-a. Corte o bolo rei em fatias.
2. Unte um tabuleiro de ir ao forno com margarina líquida e distribua uma camada de bolo-rei por cima. Pincele com margarina líquida e vá fazendo camadas até acabar o bolo-rei. Distribua a fruta cristalizada por cima.
3. Bata os ovos com o leite, as natas e o açúcar com um batedor de varas. Coe a mistura, adicione a raspa de limão e o vinho do Porto e mexa bem.
4. Cubra o bolo-rei com a mistura anterior uniformemente. Polvilhe com a mistura de açúcar e canela e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45-50 minutos. Retire e deixe arrefecer antes de polvilhar com açúcar em pó.


4 comentários: