terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Dourada Folhada | Sea Bream en Croûte


Esta receita pode parecer um pouco mais sofisticada, mas na realidade é bem simples de fazer e fica deliciosa. Foi com esta receita que provei pela primeira vez dourada, que é um peixe de sabor simples que combinou bastante bem com a cebola e o alho francês e com o toque leve e crocante da massa folhada. Visto que a dourada é um pouco cara, pode perfeitamente ser substituída por outro peixe branco, que é o que irei fazer quando repetir este prato.

Ingredientes

- 2 douradas pequenas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas
- 100 g de alho-francês (usei congelado)
- 100 g de cogumelos laminados em lata
- 1 dl de vinho branco
- 1 rolo de massa folhada
- 1 gema para pincelar
- sal, pimenta branca e tomilho q.b.

Preparação

1. Retire os filetes às douradas e verifique que não têm espinhas. Tempere-os com sal e pimenta e frite-os ligeiramente na manteiga. Reserve.
2. Pique os alhos e corte as cebolas em meias-luas. Refogue-os na mesma frigideira do peixe, acrescente o alho-francês em rodelas e salteie por alguns minutos até a cebola ficar dourada. Junte os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Refresque com o vinho e deixe cozinhar para evaporar o álcool. Retire do calor e aromatize com tomilho.
3. Estenda a massa folhada, coloque dois filetes de dourada no centro e cubra com o refogado. Termine com os outros dois filetes e dobre a massa em forma de envelope, pressionando para fechar bem. Pincele com a gema batida e faça alguns cortes no topo da massa.
4. Leve ao forno a 190ºC por 25-30 minutos ou até a massa ficar bem dourada e crocante.


(In English)

Ingredients

- 2 small gilt-head breams
- 2 tablespoons butter
- 2 garlic cloves
- 2 onions
- 100 g sliced leeks (I used frozen)
- 100 g canned mushrooms, sliced
- 1 dl white wine
- 1 sheet puff pastry
- 1 egg yolk, beaten
- salt, white pepper and thyme

Instructions

1. Cut the breams into four filets and check to see if there are small bones. Season with salt and pepper and lightly fry them in the butter. Remove and set aside.
2. Mince the garlic and slice the onions. Cook the garlic and onions in the same skillet as the fish. Add the leeks and cook for a few minutes until the onions become golden brown. Add mushrooms and season with salt and pepper. Add wine, mix to deglaze the pan and let it cook until the alcohol evaporates. Remove from heat and season with thyme.
3. Roll out puff pastry and put two filets in the center. Cover with onion mixture and place the remaining fish on top. Fold the pastry over the filling to make an envelope. Press the edges together to seal it well. Brush with egg yolk and make some cuts on top with a knife.
4. Bake at 190ºC for 25-30 minutes or until the pastry turns golden brown.

4 comentários:

  1. É disso que gosto, receitas simples e faceis de fazer mas que fazem um vistanço e que parecem que deram um trabalhão! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Penso que esta seria um sucesso com qualquer pessoa, ficou mesmo muito bom!

      Eliminar
  2. Aposto que está tão bom como parece, ideia genial :D

    ResponderEliminar