segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Pudim de Natal | Christmas Pudding

 

Começamos esta semana de Natal com um pudim simples de fazer e bastante natalício que seria uma óptima sobremesa de Consoada. É um pudim rico em ovos e com o toque dos frutos secos, que descem todos para o fundo da forma e ao desenformar ficam no topo do pudim, o que o faz ainda mais bonito.

Nos próximos dias irei publicar ainda mais doces de Natal, voltando já amanhã (espero eu) com uma receita de azevias.

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado (370 g)
- 6 dl de leite meio-gordo
- 12 ovos
- 240 g de frutos secos picados (figos, passas, ameixas, damascos, ananás, cereja cristalizada, tâmaras)
- 1 cálice de vinho do Porto
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 1/2 colher de chá de canela
- caramelo e fios de ovos q.b.

Preparação

1. Junte os frutos com o vinho do Porto. Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque no seu interior um tabuleiro com água para ir aquecendo.
2. Misture o leite condensado com o leite e os ovos e bata bem com uma batedeira eléctrica. Junte a baunilha e a canela, misture e passe por um passador. Adicione os frutos macerados e misture.
3. Coloque a mistura anterior num forma barrada com caramelo e leve ao forno por 1 hora e 10 minutos em banho maria. Deixe arrefecer dentro do forno e depois desenforme. Decore com fios de ovos a gosto.

 

(In English)

We're starting this Christmas week with a simple and very festive pudding perfect for a Christmas Eve dessert. The dried fruits all end up at the bottom of the tin, so when you turn it out they're all at the top and make the pudding look even prettier. Here it's garnished with fios de ovos, but you can leave it out if you can't find it. You can also use whatever dried fruits you'd like.

In the next days I'll be posting even more Christmas recipes (mainly sweets) so look forward to that.

Ingredients

- 1 can sweetened condensed milk (370 g)
- 6 dl milk
- 12 eggs
- 240 g minced dried fruits (figs, raisins, prunes, apricots, pineapple, candied cherries, dates)
- 1 shot Port wine
- 1 teaspoon vanilla extract
- 1/2 teaspoon cinnamon
- caramel sauce and fios de ovos (angel hair)

Instructions

1. Pour the wine over the fruits and mix. Preheat the oven to 180ºC and put a baking tray filled with water inside it.
2. Beat the condensed milk with the milk and the eggs using an electric beater. Add vanilla and cinnamon, mix and strain through a sieve. Add the fruits and mix again.
3. Spread the caramel sauce over a cake tin evenly. Pour the mixture into it and bake in the oven in a bain-marie for 1 hour and 10 minutes. Let it cool inside the oven and then carefully turn out. Garnish with fios de ovos.

2 comentários:

  1. Foi a primeira sobremesa natalicia que fiz no primeiro jantar de Natal em minha casa! Foi muito apreciado! Mas o teu está muito mais bonito! Feliz Natal! Beijinhos

    ResponderEliminar