domingo, 27 de dezembro de 2015

Food Themed Day #5: Bolo de Frutas - National Fruitcake Day


Já passou o Natal mas ainda anda o seu espírito pelo ar. Hoje é National Fruitcake Day, bom para gastar alguns dos frutos que podem ter sobrado dos doces de Natal. Este bolo foi feito para experimentar a forma de silicone em forma de pinheiro que comprei há algum tempo na Loja do Gato Preto e que funcionou muito bem. Foi completamente inventado e ficou com uma consistência parecida com as madalenas de compra, com um sabor bem acentuado a laranja.

A estrela no topo do bolo foi feita com chocolate branco derretido no microondas e colocado dentro de um cortador de bolachas em forma de estrela, em cima de um prato com papel vegetal, que depois foi levado ao frigorífico até solidificar novamente.

Ingredientes

- 80 g de manteiga derretida
- 80 g de açúcar
- 1 colher de chá de extracto baunilha
- 2 ovos pequenos
- raspa de 1 laranja
- 1 colher de sobremesa de aguardente
- 100 g de farinha com fermento
- 1 colher de café de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de leite
- 90 g de fruta cristalizada
- 4 damascos secos picados
- 3 pedaços de ananás seco açucarado picados
- 1 colher de sopa de passas picadas

Preparação

1. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte a baunilha e bata novamente. Adicione os ovos um de cada vez, batendo sempre até obter um creme fofo. Junte a raspa de laranja e a aguardente e bata mais um pouco.
2. Peneire a farinha e o fermento para a mistura anterior aos poucos e envolva bem com uma espátula. Junte o leite e envolva novamente.
3. Adicione as frutas e mexa para envolver uniformemente. Verta a massa numa forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.


(In English)

Ingredients

- 80 g melted butter
- 80 g sugar
- 1 teaspoon vanilla extract
- 2 eggs
- zest of 1 orange
- 1 dessert spoon aguardente
- 100 g self-raising flour
- 1 coffee spoon baking powder
- 2 tablespoons milk
- 90 g candied fruit
- 4 dried apricots, chopped into small pieces
- 3 pieces dried sugared pineapple, chopped
- 1 tablespoon raisins, chopped

Instructions

1. Beat butter and sugar until creamy. Add vanilla and beat again. Add the eggs one at a time and beat well until you get a creamy mixture. Add orange zest and aguardente and beat again.
2. Sift the flour and baking powder into the previous mixture a little at a time and fold in with a spatula. Add milk and mix it in.
3. Add the fruits and fold them in evenly. Pour the batter into a baking tin and bake in an oven preheated to 180ºC for 30 minutes.

1 comentário: