quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Filhós de Forma


As filhós de forma são um doce tradicional de Natal e Ano Novo em Portugal feitas com uma forma metálica, normalmente em forma de flor, que é coberta com um camada fina de massa e mergulhada em óleo quente. São depois servidas polvilhadas com açúcar em canela ou com calda de açúcar.

Estas filhós sabem a um cruzamento entre farturas e panquecas e ficaram muito boas. São perfeitas para nos despedirmos do ano de 2015 e dar as boas-vindas a 2016.

Ingredientes
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de açúcar em pó
- 1 colher de sobremesa de manteiga
- 750 ml de leite
- sumo de 1/2 laranja
- 100 g de farinha
- óleo, açúcar e canela q.b.

Preparação

1. Bata bem os ovos. Acrescente o açúcar, a manteiga amolecida, o leite e o sumo de laranja batendo sempre com um batedor de varas.
2. Adicione a farinha e mexa para incorporar até obter uma massa homogénea. Deixe repousar por 30 minutos.
3. Aqueça o óleo numa frigideira e coloque a forma das filhós dentro deste para que aqueça também. Molhe-a na massa por alguns segundos e de seguida mergulhe-a no óleo quente. Deixe fritar um pouco e levante a forma para a filhós se soltar. Vire para fritar de ambos os lados. Repita este processo até acabar a massa. Escorra sobre papel absorvente, passe por uma mistura de açúcar e canela e sirva.

 
Feliz Ano Novo!

3 comentários:

  1. É outro sabor que me traz memorias! A minha mae fazia muitas vezes (chamava-lhes flores do egito)! Eu achava um maximo, pois para mim aquelas formas faziam magia! Quando casei, adquirir umas formas foi uma prioridade! Não é algo que encontremos por aqui à venda, por isso assim que encontrei não pensei duas vezes! O meu marido não fazia a minima para que serviam aqueles ferrinhos! Assim que as fiz ele adorou e ficou fã! Também adoro! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foi a primeira vez que experimentei e ficaram muito boas, de certeza que vou repetir :)

      Eliminar