sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Fatias Douradas


Na região Sul do país as fatias douradas são também conhecidas por fatias paridas. Segundo a tradição popular, as fatias douradas não eram confeccionadas no Natal, mas sim após as grávidas terem os filhos, uma vez que se considerava serem bastante nutritivas, funcionando assim como complemento alimentar e forma de aumentar o leite da mãe.

Mais tradicionalmente conhecidas por rabanadas, são agora uma tradição de Natal e estão presentes em muitas mesas da Consoada em Portugal. Estas foram feitas com pão de forma e utilizam natas em vez de leite. Como cada fatia de pão foi cortada em quatro, são efectivamente mini fatias douradas. 

É sem dúvida a minha versão preferida de fatias douradas, visto que nunca gostei muito das rabanadas tradicionais. Estas são óptimas e sabem ainda melhor no dia seguinte a serem feitas.


Ingredientes

- 7 fatias de pão de forma
- 200 ml de natas
- 3 gemas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- açúcar e canela q.b.

Preparação

1. Corte cada fatia de pão em quatro quadrados. Bata as gemas com as natas, junte o açúcar e a baunilha e bata novamente.
2. Passe cada quadrado de pão pela mistura de ovo e frite em óleo quente de ambos os lados até ficarem dourados. Passe as fatias douradas por uma mistura de açúcar e canela enquanto ainda estiverem quentes e polvilhe com um pouco de açúcar baunilhado.


Feliz Natal!

2 comentários:

  1. Nunca experimentei com natas e também nunca as fiz assim em versao mini, mas adorei a ideia, é uma forma de ter rabanadas suficientes para todos os convidados! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito delas assim, e em versão mini até são mais fáceis de transportar e comer à mão :)

      Eliminar