quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Coscorões


Acredita-se que os coscorões sejam de origem mourisca, tendo sido consumidos como alimento de subsistência pelos Cruzados nas suas viagens pela Europa nos séculos XI a XIII. Tradicionalmente eram comidos regados com mel ou polvilhados com sal. Agora são um doce típico do Natal português, principalmente no Alentejo, Trás-os-Montes e Beira Baixa, e são regados com mel, calda de açúcar ou simplesmente polvilhados com açúcar e canela. É possível encontrar muitas mais variações deste doce além da que apresento aqui, que levam fermento de padeiro, leite ou vinho branco em vez da aguardente.

Já há alguns anos que os coscorões são uma tradição de Natal para mim, e este ano não foi excepção. Estes coscorões, no entanto, não foram cortados de acordo com a tradição, mas sim com cortadores de bolachas de várias formas. 


Ingredientes

- 250 g de farinha
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 3 gemas
- raspa e sumo de 1 laranja
- 2 colheres de sopa de aguardente
- água e sal q.b.
- açúcar e canela para polvilhar

Preparação

1. Misture a farinha com o azeite, o açúcar, as gemas e a raspa de laranja. Adicione o sumo de laranja e a aguardente, amassando para misturar. Depois, vá juntando água temperada com sal em quantidade suficiente para obter uma massa que se possa estender com o rolo, mas que seja elástica e pegajosa. Amasse bem e deixe repousar por 2 horas.
2. Polvilhe uma superfície lisa com farinha e estenda a massa com o rolo até ficar fina. Corte os coscorões a gosto (utilizei cortadores de bolachas) e frite-os em óleo bem quente até ficarem dourados. Passe-os por uma mistura de açúcar e canela enquanto ainda estiverem quentes.

2 comentários:

  1. Amei estes coscoroes! Cá não temos a tradiçao dos coscoroes. Temos coscoroes mas são diferentes (nem doces nem salgados) e são tradicionais das festas do Divino Espirito Santo. Mas adorei o formato desses e fiquei cheia de vontade de os fazer com os meus filhos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Estes coscorões são muito bons, e imagino que as crianças adorariam cortá-los nestes formatos de estrelas e afins :)

      Eliminar