quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bolo-Rei Improvisado


Depois de alguns acidentes, percalços e receitas duvidosas, saiu hoje este bolo-rei um bocadinho improvisado, mas delicioso. Antes de chegar a este bolo-rei foi feito um pão doce resultante de uma massa de aspecto questionável que deveria ter dado origem ao dito bolo tradicional. Por acaso, também esse pão ficou bastante bom, e é provável que o volte a repetir no futuro.

Visto a receita escolhida para o bolo-rei não ter sido a melhor, a que se segue é metade inspirada na original, metade inventada, e devo dizer que foi um sucesso.

Ingredientes

- 300 g de farinha
- 1 saqueta (4,6 g) de fermento de padeiro seco
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela
- raspa de 1 laranja
- 50 ml + 2 colheres de sopa de leite morno
- 50 g de açúcar
- 75 g de manteiga
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de vinho do Porto
- 50 g de fruta cristalizada picada
- 120 g de frutos secos picados (figos, passas, nozes, damascos, tâmaras e ananás)
- 1 gema batida com leite
- geleia de maçã para pincelar
- nozes, figos, amêndoa palitada, cereja e ananás cristalizados e fios de ovos para decorar
- açúcar em pó para polvilhar


Preparação

1. Misture a farinha com o sal e a canela, coloque numa superfície lisa e faça um buraco no centro. Adicione o fermento de padeiro, a raspa de laranja, o açúcar e a manteiga. Vá juntando leite aos poucos, amassando ao mesmo tempo. Amasse bem até obter uma massa homogénea e ligeiramente pegajosa. Forme uma bola, coloque num recipiente untado com manteiga, tape com um pano e deixe levedar num local quente e seco por 45 minutos.
2. Envolva a fruta cristalizada picada e os frutos secos na massa. Deixe descansar durante mais 45 minutos. Ao fim deste tempo, amasse levemente para libertar o ar e deixe repousar por 30 minutos.
3. Molde o bolo-rei, pincele com o ovo batido e decore com frutas a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC num tabuleiro polvilhado com farinha durante 30 minutos. Reduza a temperatura para 180ºC e deixe cozer durante mais 20 minutos. Retire do forno e pincele com geleia enquanto o bolo-rei ainda estiver quente. Decore com fios de ovos e polvilhe com açúcar em pó a gosto.

 

2 comentários:

  1. Par uma receita improvisada tem muito bom aspeto! Adoro bolo rei! Feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Ficou surpreendentemente bom. Estou agora mesmo a comer uma fatia :)

      Eliminar