terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Azevias de Grão e Amêndoa


No segundo dia da semana de Natal saíram umas azevias de grão e amêndoa, um doce tradicional da cozinha portuguesa e típico do Alentejo. Experimentei este doce pela primeira vez no Natal passado e gostei bastante, daí ter repetido este ano.

Sobrou um pouco de recheio que acabou por ser comido à colher pela preguiça de fazer mais massa, por isso coloco as quantidades para a massa que fiz e não a que devia ter feito.

Ingredientes

Massa
- 300 g de farinha 
- 50 g de manteiga com sal
- 1 pitada de sal
- raspa e sumo de 1/2 laranja
- 25 ml de aguardente
- 100 ml de água morna

Recheio
- 100 ml de água
- 150 g de açúcar
- raspa de 1 limão pequeno
- 200 g de grão-de-bico cozido, em puré
- 100 g de amêndoa grosseiramente moída
- 2 colheres de sopa de doce de abóbora (opcional)
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 5 gemas


Preparação

1. Coloque num recipiente a farinha, o sal e a manteiga e amasse com as mãos até a manteiga se incorporar. Junte a raspa e sumo de laranja e a aguardente e continue a amassar. Vá juntando a água aos poucos e amassando até obter uma massa homogénea, macia e moldável. Deixe a massa repousar durante 30 minutos.
2. Para o recheio, comece por ferver a água num tacho. Junte o açúcar e a raspa de limão, mexendo até dissolver. Junte o puré de grão, a amêndoa, o doce de abóbora e a canela. Misture bem e deixe levantar fervura. Retire do lume e acrescente as gemas aos poucos mexendo bem. Leve de novo ao lume até engrossar e cozer as gemas. Por fim, adicione a baunilha e mexa novamente. Deixe arrefecer.
3. Polvilhe uma superfície com farinha e estenda a massa com o rolo da massa. Corte círculos de massa, coloque uma colher de recheio em cada um e feche-os como se fossem rissóis. 
4. Frite-as de ambos os lados em óleo quente e retire para um prato forrado com papel absorvente para eliminar o excesso de gordura. Passe por uma mistura de açúcar e canela enquanto ainda estão quentes.

1 comentário:

  1. Ficam sempre bem na mesa de natal! E deixam todos pasmados quando dizemos que é de grao! Feliz Natal! Beijinhos

    ResponderEliminar